Município cria grupo de trabalho para propor políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas

06/04/2023 - 16:55h

Na manhã desta quinta-feira (06), o prefeito Liba Fronza realizou uma reunião em seu Gabinete, com as Secretarias de Administração, Educação, Gestão e Controle, e também com vereadores do município, tendo como objetivo, instituir um grupo de trabalho com a finalidade de propor políticas de prevenção e enfrentamento da violência nas escolas.

O objetivo da ação é a realização de estudos sobre o contexto e as estratégias de prevenção e enfrentamento da violência, bem como propor políticas públicas referentes ao tema. O Grupo de Trabalho será composto por representantes das Secretarias de Educação, Administração, Segurança Pública, Gestão e Controle, Ministério Público de SC, Câmara de Vereadores, Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de Educação, Associações de Pais e Professores, além de escolas particulares e estaduais.

Conforme a secretária de Educação, Patrícia Duarte Cidral, a princípio, serão tomadas algumas ações imediatas, como a aquisição de campainhas para as escolas com a finalidade de manter os portões fechados, o acompanhamento e controle de acesso por um servidor dos momentos de entrada e saída dos alunos, a continuidade de rondas dos guardas municipais de trânsito nos entornos das escolas, o contato com a Polícia Militar para que mantenham as rondas também nas proximidades das escolas, entre outras medidas. Contudo, vale destacar que, as ações a serem tomadas a curto, médio e longo prazo, serão recomendadas pelo grupo de trabalho e realizadas de acordo com as possibilidades. Ela finaliza dizendo que foi realizada uma reunião com os diretores de escola para o retorno das aulas na segunda-feira (10).

Autor: Maila Santos SC 01773/JP