Novas árvores adultas são plantadas na Praça dos Emancipadores em Navegantes

25/05/2023 - 18:35h

Quem passa pela praça dos Emancipadores vai observar algo diferente. Estão sendo plantadas, nesta semana, três árvores adultas que seriam cortadas nos locais de origem. São dois ipês amarelos e um flamboyant.

 

Os ipês amarelos são da espécie Handroanthus umbellatus, de crescimento lento, mas com excelente potencial ornamental. A estimativa de idade da planta que possui circunferência a altura do peito (CAP) de 1,00m é de mais de 50 anos.

 

Elas foram mapeadas pelo Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), por meio do cadastro das autorizações de corte que são emitidos pelo órgão. Esse trabalho objetiva aproveitar as árvores que inicialmente seriam cortadas, mas com essa ação ganham sobrevida em praças na cidade.

 

De acordo com o superintendente do IAN, Marcos Zaleski Matos, “as árvores fazem parte de uma ação em que o município faz uma rastreabilidade nas autorizações de corte emitidas e verifica a possibilidade de transplante. Como exemplo, um dos ipês, que agora está na praça dos emancipadores, veio de um local onde será levantado um empreendimento e a árvore seria cortada. Ou seja, ganhou uma nova vida num novo local”, ressalta.

 

O transplante de árvores adultas para as praças de Navegantes é um trabalho das diversas Secretarias em conjunto com a Secretaria de Governo, dirigida pelo secretário Gilmar Germano Jacobowski. A praça Central e a do Gravatá receberam unidades com mais de 10 anos totalizando 58 árvores de espécies variadas.

Autor: Rafael Lemos - CRP: 36909/RJ

Download das fotos em alta resolução

Aguarde