Galeria do CIC recebe exposição Terralma
A Galeria de Artes Élson Renato dos Santos “Jacaré”, localizada no Centro Integrado de Cultura Prefeito Manoel Evaldo Muller (CIC Navegantes), junto à Fundação Cultural, recebe entre os dias 29 de setembro e 31 de outubro a exposição Terralma, do artista visual tijuquense Leandro Serpa.
De acordo com o artista, o projeto Terralma é parte integrante de sua tese de Doutorado, em que estabelece uma discussão a respeito da questão ambiental partindo de um crime ambiental que descobriu em 2021, cometido por Empresa Cerâmica da região.
“Realizo um estudo acerca da exploração dos recursos naturais no Vale do Rio Tijucas/SC e observo os impactos da exploração, predatória e desordenada, vividos pelos atuais habitantes da região”, comenta.
Terralma é uma série na qual o autor realiza ações de dimensão político-poéticas partindo de um crime ambiental, em que ele faz incursões ao local onde a empresa tem descartado materiais que utiliza em seu processo fabril, registrado fotograficamente, coletado materiais; escovas e lixadeiras, que traz para o seu atelier e constrói ensaios gráficos com o material coletado.
“O Título do projeto, Terralma, faz menção ao produto lançado recentemente por esta empresa, cujo conceito teria em seu cerne a relação Terra e Alma e sua preocupação com questões ambientais, nada mais falso, conforme minha descoberta comprova”, enfatiza o artista.
Vale reforçar que a exposição inicia dia 29 de setembro e segue até o dia 31 de outubro, com entrada gratuita e horário de visitação das 8h às 21h45. A Galeria Élson Renato dos Santos fica no piso superior do CIC de Navegantes, localizado na Rua Maria Leonor da Cunha, n° 432, no Centro, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes.
Sobre o artista
Leandro Serpa é natural de Tijucas/SC, nascido em 09/12/1983. É Bacharel em Artes Plásticas pelo Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina, Mestre em Ensino das Artes Visuais e Doutorando em Poéticas Visuais pelo PPGAV/UDESC.
Foi premiado com o Projeto “Fanáticos” no Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura – 2013, Jovens Artistas Catarinenses, 2018 e Prêmio de Reconhecimento Trajetória Cultural Aldir Blanc – SC, 2020. É artista visual, escritor, professor e pesquisador. Participa de exposições coletivas e individuais desde o ano de 2005.
Autor: Fernando Cardoso de Souza - SC 00980/JP