CEU das Artes ganha painel em graffiti com o tema Arte Urbana Transforma

24/10/2023 - 17:04h

A Fundação Cultural de Navegantes acaba de entregar à comunidade mais uma bela obra de arte utilizando a técnica do graffiti. O painel intitulado “Arte Urbana Transforma” foi confeccionado pelo artista visual Bruno Thomé Tonietto, juntamente com sua equipe do Estúdio Artinloco. A obra agora é uma das atrações do Centro de Artes e Esportes Unificados Holde Scartezini - CEU das Artes, localizado no bairro Nossa Senhora das Graças.

Segundo o artista, quando se fala em arte urbana, fala-se em várias formas de expressão: música, teatro, performances, artes visuais. Dentre elas temos a arte de rua ou “Street art”, grafite, que desde os anos 1980 e 1990 vem crescendo e fazendo a diferença, ganhando aceitação e simpatia das pessoas de todas as idades. 

“Atualmente é muito mais fácil falar em arte urbana como elemento de requalificação, valorização e criação de identidade dos espaços urbanos e imobiliários do entorno. A arte de rua, como já diz o nome, está ligada diretamente ao caminho das pessoas, transformando e dando brilho e fazendo questionar se o espaço urbano não pode ser mais atraente daquela forma como um todo. A rua não precisa ser feia, os muros não precisam ser cinzas, é permitido aproveitar o caminho. Isso não melhora somente a imagem do local, melhora o astral, a qualidade de vida aumenta e as pessoas seguem mais felizes!”, enfatiza o artista visual.

O superintendente da Fundação Cultural de Navegantes, Marcos Montagna, explica que o projeto utiliza características e elementos que remetem a cidade, como a âncora, os navios, aviões e a coruja, trazendo esse sentimento de pertencimento para a comunidade navegantina. 

“O painel, com medida aproximada de 10m², foi confeccionado com tinta acrílica, rolo, pincel, tinta spray e verniz de acabamento e proteção. A obra agora passa a integrar o acervo da Fundação Cultural de Navegantes”, informa o superintendente.

Autor: Fernando de Souza

Download das fotos em alta resolução

Aguarde