Navegantes intensifica vacinação contra o coronavírus

27/05/2024 - 12:52h

A partir desta semana, a Secretaria de Saúde intensifica a vacinação contra o coronavírus em Navegantes com a chegada das doses da nova vacina monovalente, em uma nova fase da campanha de imunização. 

O público-alvo são as crianças entre seis meses e menores de cinco anos, que devem ser vacinadas com duas doses, e os grupos prioritários acima de cinco anos, que devem receber a dose anual ou semestral. 

A população geral, mesmo não fazendo parte do público-alvo da campanha, também pode se vacinar, com uma dose. 

A vacina da Covid-19 está disponível em 11 unidades básicas de saúde: Gravatá, Verde Mar, Meia Praia, São Pedro, Central, São Paulo, Nossa Senhora das Graças, Machados, Escalvados, Porto das Balsas e São Domingos II. 

Segundo o secretário de Saúde, o médico Pablo Sebastian Velho, o reforço na vacinação do coronavírus se faz necessário para garantir a imunização coletiva e evitar casos graves de doenças respiratórias, atualmente em alta em todo o país. 

A nova vacina monovalente, além de segura, ajuda a combater a variante XBB.1.5 do coronavírus, atualmente a mais transmissível. 

As salas de vacinação das unidades básicas de saúde funcionam das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30, em dias úteis. Nas UBSs Central, Gravatá, Machados e São Paulo, que funcionam no horário estendido, o atendimento pode variar, então recomenda-se entrar em contato com a UBS de referência para saber mais informações. 

Público-alvo da campanha

- Crianças de 6 meses a menores de 5 anos
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Pessoas com deficiência permanente
- Gestantes e puérperas
- Indígenas, ribeirinhos e quilombolas
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas imunocomprometidas
- Pessoas com comorbidades
- Pessoas em situação de rua
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) e seus trabalhadores
- Pessoas privadas de liberdade (com mais de 18 anos)
- Funcionários do sistema de privação de liberdade
- Adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde