Navegantes realiza mais um encontro do Programa de Combate ao Tabagismo

29/05/2024 - 17:02h

A Prefeitura de Navegantes, por meio da Secretaria de Saúde, vem dando sequência ao Programa de Combate ao Tabagismo. Nesta quarta-feira (29), aconteceu o sexto encontro com os participantes inscritos, na Unidade Básica de Saúde de Machados. Além de ajudar pessoas que queiram parar de fumar, o programa busca, paralelamente, promover ações que elevem a sua qualidade de vida pela adoção de hábitos mais saudáveis.

Nas atividades do dia, os participantes foram recebidos pela equipe multiprofissional do programa e instruídos sobre o tema, e também passaram por avaliações médica, nutricional, odontológica, psicológica, de enfermagem e de fisioterapia.

O programa envolve, ainda, apresentações educativas sobre saúde e contou, no encontro de hoje, com uma dinâmica promovida por um educador físico, disponibilizado pela Fundação Municipal de Esporte (FME). O profissional orientou os participantes acerca da prática de exercícios físicos e desenvolveu alguns com o grupo.

Nas palavras da enfermeira Isabela Antônio Pereira, coordenadora do programa, a iniciativa tem sido muito produtiva. "Por meio dos profissionais, queremos contribuir para os pacientes na busca por auxílio na cessação do tabagismo e, com isso, reduzir a prevalência de fumantes em nosso município, melhorando cada vez mais a saúde de nossa população", avalia.

O Programa de Combate ao Tabagismo tem duração de seis meses. No primeiro mês, o encontro com os participantes acontece uma vez por semana; no segundo, a cada quinze dias; a partir do terceiro mês, ocorre mensalmente. As ações são sempre desenvolvidas na UBS de Machados.

Autor: Rebeca Amaral - 5174/SC

Download das fotos em alta resolução

Aguarde