Campanha Oceano Sem Plástico arrecada mais de 1 milhão de itens plásticos nas escolas de Navegantes

06/06/2024 - 16:51h

Como parte das ações da Semana do Meio Ambiente em Navegantes, aconteceu nesta quinta-feira (6), a premiação da campanha "Oceano Sem Plástico" aos alunos das seis turmas das escolas municipais e estaduais que mais arrecadaram tampinhas e garrafas plásticas. 

A cerimônia contou com a participação de autoridades municipais do executivo e legislativo, representantes da Portonave e da Recinave. 

Neste ano de 2024, foram arrecadados 1.284.122 itens plásticos.

Confira o resultado das escolas vencedoras:

1º lugar: Escola Estadual Irene Romão com a arrecadação de 80.694 itens;

2º lugar: Centro Educacional Municipal Professora Leonora Schmitz com a arrecadação de 68.626 itens; 

3º lugar: Escola Municipal Professora Neusa Maria Rebello Vieira com a arrecadação de 62.418 itens; 

4º lugar: Escola Municipal Professora Maria Hostim da Costa com a arrecadação de 56.766 itens;

5º lugar: Escola Professora Elsir Bernadete Gaya Muller com a arrecadação de 54.378 itens; 

6ª lugar: Escola Professora Maria Teresa Leal com a arrecadação de 45.566 itens plásticos.

O Superintendente do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), Marcos Zaleski de Matos, ressalta que trata-se da terceira edição da campanha “Oceano sem Plástico” contra a poluição marinha e o retorno das atividades foi bastante positivo. 

“Os resultados demonstraram indicadores bastante expressivos com uma arrecadação de mais de um milhão de tampinhas, conscientizando mais de 8 mil alunos”, destaca.

Vale mencionar que a campanha é realizada nas escolas municipais e estaduais sediadas em Navegantes, com a participação de 21 escolas, 235 turmas e 8,2 mil alunos.

Na ocasião, também aconteceu a entrega simbólica das tampinhas para as ONGs da Causa Animal (Probichos e Mil Patinhas), juntamente com a vereadora Sol Dapper. Também foi lançada a segunda etapa dos Cavalos de Lata (Ecobike), com a aquisição de mais quatro unidades com uma tecnologia sustentável para a coleta de recicláveis. Os triciclos elétricos trazem a proposta de desestimular a tração animal em área urbana.

Download das fotos em alta resolução

Aguarde