Assistência Social intensifica abordagens sociais com as pessoas em situação de rua

08/06/2024 - 12:07h

A Secretaria de Assistência Social de Navegantes está intensificando as ações relacionadas às pessoas em situação de rua no município. A equipe realiza as abordagens oferecendo os encaminhamentos conforme as necessidades individuais de cada cidadão que se encontram na situação de vulnerabilidade social. 

Os pontos onde essas pessoas costumam ficar durante o dia ou passam as noites são visitados pela Assistência Social, que realiza uma acolhida a fim de identificar as vulnerabilidades e, assim, as encaminhar para um atendimento especializado junto ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), onde a assistente social responsável pela equipe de abordagem fará as intervenções junto ao cidadão. 

A Secretaria de Assistência Social informa ainda que neste ano não será ofertado o serviço de Acolhimento Provisório de Inverno às pessoas em situação de rua, porém, as equipe de abordagem darão atenção especial a esses cidadão durante as noites mais frias, com a distribuição de cobertores e roupas quentes quando for identificada a necessidade, até que um encaminhamento efetivo se conclua e, dessa forma, a pessoa possa sair da situação que se encontra. 

De acordo com a secretária de Assistência Social, Juliana Pinto, "algumas intervenções são tomadas de imediato, como, por exemplo, a possibilidade de contato com a família de origem para que o seu convívio familiar seja retomado, ou o seu encaminhamento através da equipe de saúde do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) a uma instituição que ofereça tratamento para sua dependência química, isso quando o cidadão possui interesse e compreenda da necessidade". Ainda segundo a secretária, "existem também, situações em que o cidadão é encaminhado para o mercado de trabalho". 

O telefone de contato das equipes de abordagem do Creas é o (47) 3185-2012.

Autor: Rebeca Amaral - 5174/SC

Download das fotos em alta resolução

Aguarde