Cidade Nome do Bem Natureza
Navegantes Praça Nossa Senhora dos Navegantes Imaterial

Breve Histórico:

A Praça é um espaço público que permite inúmeros usos. É um espaço de convergência de arruamentos, circulação de pedestres e é constituída pelo conjunto de edificações que se encontram ao redor. Dos antigos terreiros situados em frente às igrejas aos mais contemporâneos logradouros, podemos constatar que esses espaços livres assumem inúmeras formas, desenhos, linguagens e equipamentos que permitem à população vivenciar o ócio, o flanar, o livre comerciar, a troca de ideias ou ainda a manifestação política por meio de passeatas entre outros. A Praça Nossa Senhora dos Navegantes é a mais antiga do município, não se sabe a data de sua inauguração, mas se caracteriza como um espaço público de convivência da população e visitantes. A Praça Nossa Senhora dos Navegantes, que junto com a Igreja Matriz compõe um dos principais cartões postais da cidade está localizada no coração da cidade e ainda preserva traços históricos, pois por muitas vezes foi palco de importantes acontecimentos.

Dos comícios a shows nacionais a praça é local de encontro de senhores que vão todos os dias colocar a conversa em dia e comentar sobre os acontecimentos da cidade.

Referências:

OLIVEIRA, Didymea Lazzaris. O Navegantes que eu conto. Navegantes: Papa Terra, 2012. 400 p. Disponível em: Acesso: 25 jul de 2017.

Uso atual:

A praça atualmente é utilizada para a realização de feiras de artesanato nas sextas feira. No local também funciona o ponto de táxi do central. É o local onde todos os anos é colocado o palco para a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. No verão a sombra das árvores serve de refúgio para os passantes do centro da cidade e espaço para a venda de sorvete e picolé.

Nome Prefeitura Municipal de Navegantes
E-mail Dirigente ouvidoria@navegantes.sc.gov.br
Telefone Dirigente (47) 3185-9500
Permite Visitação Sim
Horário para Visita 24h
Dificuldade Visita Fácil
Sinalização Indicativa Boa
Sinalização Interpretativa Nenhuma
Tipo de Acesso Pavimentado
Acessibilidade Sim
Sinal de telefonia móvel Sim
Serviços regulares Aulas, Palestras, Cursos, Oferta alimentar
Atividades Esporádicas Apresentações, Exposições, Palestras
Tipo Proprietário Público
Bem tombado ou Registrado? Não

Pontos Fortes:

Ponto central da cidade.

Abrigou muitos eventos políticos.

Principal palco durante a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes. Espaço arborizado propício ao descanso.

Local de venda de artesanato na feira de sexta feira. Rampas de acessibilidade.

Ponto de Táxi.

Pontos Fracos:

Não há ações de reconhecimento e pertencimento por parte dos adolescentes e jovens, utilizada apenas como um local de passagem ou descanso.

Não há wifi público.

Sem sinalização interpretativa.

Em determinados horários são relatadas sensações de insegurança.

Direcionamentos:

Instalar wifi público.

Desenvolver ações para ocupação artística do espaço público. Implantar estratégias de sinalização interpretativa.

Registrar a Praça como patrimônio municipal para resguardar a manutenção de práticas culturais tradicionais no local.

Ir para página inicial