PROGRAMA ÁRVORES DE NAVEGA

O Programa Árvores de Navega tem como objetivo arborizar os espaços públicos de Navegantes por meio do plantio de 1000 árvores e favorecer os munícipes com os benefícios que a arborização urbana pode proporcionar. A arborização dos espaços públicos pode produzir sombra, diminuir a intensidade dos ruídos, melhorar a qualidade do ar, diminuir a amplitude da variação térmica, embelezar a paisagem, proporcionar a sensação de contato com a natureza, oferecer abrigo e alimento as aves e fauna e aumentar a biodiversidade das cidades.

A primeira etapa deste projeto consiste no Censo Florestal Urbano que é um diagnóstico de todas as árvores existentes no perímetro urbano da cidade e está em andamento.

 

PROGRAMA NAVEGA LIXO ZERO - GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS

A cultura da reciclagem de Navegantes é praticamente inexistente. Não existe coleta seletiva e praticamente nenhum serviço de recolhimento ou recebimento de outras categorias de resíduos. Nesse contexto, o Programa Navega Lixo Zero está sendo elaborado e em breve serão instalados quatro Ecopontos distribuídos pela cidade para destinação de resíduos das seguintes categorias: Lâmpadas, Eletroeletrônicos, Pneus, Volumosos (sofás, camas, móveis, entre outros), Óleo de cozinha usado, Pilhas e baterias. Esse programa visa criar uma base de ações direcionada a modificar a gestão de resíduos no Município. Uma nova forma de agir em prol do Meio Ambiente.

Clique aqui para saber os locais com ecopontos na cidade.

PROGRAMA  TAMPET

O programa tem como objetivo a arrecadação de tampinhas de garrafas pet para contribuição no custeio de castração de cães e gatos de rua ou em situação de abandono.

Clique aqui para saber os pontos de arrecadação.

 

PROGRAMA RESTINGA PRESERVADA, NOSSA ORLA PROTEGIDA

Esse é um programa voltado a conscientização ambiental sobre o uso sustentável da orla e da restinga, englobando uma série de atividades e ações.

Uma das ações é a divulgação por meio de placas alusivas dos usos permitidos e das informações referente a fauna e flora local. Os layouts das novas placas informativas já foram elaborados e em breve serão implantadas em diversos pontos estratégicos da orla, totalizando 34 unidades.

Outra ação é a recuperação da restinga da Praia do Gravatá por meio do plantio de mais de 5000 mil mudas de espécies nativas e implantação de placas informativas, delimitação do espaço e promoção de atividades de educação ambiental.

Acesse a cartilha

 

PROGRAMA DE PROTEÇÃO À FAUNA SILVESTRE

Este Programa visa a proteção da fauna silvestre no Município por meio de ações que envolvem o manejo e resgate da fauna, bem como, a proteção das áreas de relevância para manutenção e conservação das espécies.

 

PROGRAMA DE BALNEABILIDADE E BANDEIRA AZUL

Buscando trazer mais informações aos usuários da praia quanto a balneabilidade e promover o turismo sustentável no município, o Instituto Ambiental de Navegantes – IAN lançou o Programa de Balneabilidade. Esse Programa tem como objetivo apresentar boletins semanais em alta temporada sobre a qualidade da água. Os parâmetros analisados seguem a Resolução do CONAMA 274/2000.

Com base no histórico de dados obtidos, serão feitas avaliações de viabilidade visando a certificação internacional Bandeira Azul, um dos selos ecológicos mais reconhecidos e importantes que uma praia pode obter no mundo.

Ir para página inicial

Aguarde