Cidade Nome do Bem Natureza
Navegantes Sociedade Recreativa Sul América Imaterial


 

Breve Histórico:

O Clube Sul América originou-se a partir de um time de futebol formado por moços da sociedade navegantina. As cores utilizadas como marca do time eram o vermelho, o verde e o branco.

Posteriormente o que era apenas um time de futebol se tornou oficialmente uma Sociedade Recreativa fundada em 14 de outubro de 1934. Manteve-se o mesmo nome do time de futebol e as cores porém, com esta organização surgiram os bailes de carnaval e os carnavais de rua. Em 24 de novembro de 1958 o estatuto da Sociedade Recreativa Sul América é registrado no Cartório Heusi de Itajaí.

 

Ao conversar com moradores mais velhos da cidade, muitos desconhecem o histórico do surgimento do clube, mas sabem contar variadas histórias das pessoas que frequentavam e dos bailes e carnavais que participaram no clube . Um dos relatos sobre a Sociedade é que durante muito tempo não era permitido a entrada de negros e de moças que eram mal faladas pois o clube presava por uma reputação ilibada.

 

Mas não só de bailes e carnavais o clube se mantinha, pois também oferecia seu espaço para outras atividades. D. Zélia, hoje professora de Educação Física aposentada, revela que entre o final dos anos 1980 e início da década de 1990 lecionou ginástica no local. Já Jean Carlos relata que na década de 1990 antes do Sul América ser demolido e dar início a nova sede ele lecionou Karatê no local. Para as crianças da década de 1990 ainda há no imaginário a festa de formaturas do jardim de infância ou do ensino fundamental que eram realizadas no salão do Sul América. O salão também era uma das zonas eleitorais do município, e foi palco da posse de políticos catarinenses.

 

Em 2001 o Sul América é declarado como Utilidade Pública pela lei nº 1406 de 30 de maio de 2001. A Sociedade Recreativa Sul América promoveu eventos e ficou atuante em Navegantes até o início das obras de construção da nova sede. Em 2011 se dá o prosseguimento do trabalho para a atualização do estatuto e reinício das obras através de promoções. Em 2013 com a obra da sede paralisada mas com a estrutura já pronta o Grupo de Teatro Criando História realizou a peça “Entre Histórias”. Segundo o diretor Zé Mário de Araújo é um espetáculo que possibilita o passeio do público em histórias focadas no mundo do mar e de toda a poética existente nesse ambiente. “Uma peça que visa valorizar tempos distantes de uma cidade que cresce em um movimento constante.

Fato esse que fortalece o senso de resgate não só histórico, mas sim o resgate de valores e de um clima poético, que infelizmente, tem ficado cada vez mais apagado de nosso dia-a-dia” (NAVEGANTES, 01/07/2013)

 

Referências:

 

OLIVEIRA, Didymea Lazzaris. O Navegantes que eu conto. Navegantes: Papa Terra, 2012. 400 p.

 

NAVEGANTES, Prefeitura Municipal. Grupo Teatral Reapresenta peça “Entre Histórias”. Notícias 01.07.2013. Disponível em . Acesso em nov. 2017.

 

Ano de Fundação:                     14/10/1934

Uso atual:

Em 2017 a sede está com uma obra paralisada não possibilitando uso do espaço pela sociedade.




Nome Sociedade Recreativa Sul América
Inscrição Municipal Utiidade Pública
Permite Visitação Não
Tipo Proprietário Privada
Bem tombado ou Registrado? Não



Pontos Fortes:

Sociedade tradicional na sociedade navegantina. Localizado no centro da cidade.

Foi o início para os carnavais de rua.

Pontos Fracos:

Sede não está com as obras concluídas.

As ações realizadas pela diretoria não são amplamente divulgadas para conhecimento da população.

Direcionamentos:

Concluir a obra da sede.

Criar atividades de inserção de mais pessoas na Sociedade Recreativa Sul América. Reativar a Sociedade Recreativa Sul América.

Abrir para novos sócios.

Renovar a tradição dos bailes de carnaval da cidade.

 





 

 

Ir para página inicial

Aguarde