Professora Vilma Mafra lança o livro “Conversas do imaginário popular”

08/02/2017 - 16:59h

Acontece nesta quinta-feira (09), às 19 horas, no CIC – Centro Integrado de Cultura de Navegantes, o lançamento do livro “Conversas do Imaginário Popular”, da escritora Vilma Mafra. O projeto foi financiado pelo Fundo Municipal de Cultura de Navegantes. Na ocasião, será realizada uma dramatização de trechos do livro pelos atores Fábia Alves e Jhony Moroni, com direção de Rosiane Serafim.

A obra apresenta um conjunto de causos pitorescos, que repassados e preservados através da tradição oral do povo navegantino, ainda motivam as conversas dos moradores mais idosos do antigo Arraial de Santo Amaro, atual Navegantes.

São episódios independentes que não visam à continuidade, mas que vêm encadeados por desenrolarem-se no mesmo cenário, procurando retratar com singeleza e simplicidade o dia a dia dos nossos ancestrais, bem como, seu estilo de vida em harmonia com a natureza, sem a influência das modernas tecnologias e dos meios de comunicação.

A obra “Conversas do Imaginário Popular” convida-nos a abrirmos uma janela para o passado, onde através da narração de causos, obtidos em entrevistas com idosos e rodas de conversas familiares, entra-se num universo mágico, misto de ficção e realidade, resguardado pela tradição oral do povo navegantino.

Sobre a escritora:

Vilma Marli Rebello Mafra nasceu em Navegantes, Santa Catarina. É professora aposentada de Português e Literatura pelo Estado de SC. Com formação em Letras e especializações nas áreas de Metodologia do Ensino e Supervisão; atuou também na rede municipal de ensino de Navegantes como Supervisora de Língua Portuguesa.

Atualmente é membro integrante do Conselho Municipal de Cultura de Navegantes, desenvolve atividades como pesquisadora da história de sua região e revisora de produções científicas e literárias. Nos quarenta anos de efetivo trabalho ligado à educação e cultura, esteve 37 anos na rede pública estadual e municipal como professora e supervisora de ensino; e 8 anos na rede particular, atuando no ensino médio e no superior. Contribui como articulista nos jornais da região, é autora do Hino Municipal de Navegantes e de poesias de cunho social.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP