Projeto Vida leve combate a obesidade

17/06/2019 - 20:02h

Mudanças de hábitos na alimentação, o autocuidado, novas percepções, aplicação de um novo cardápio, perda de peso, melhoras nos resultados dos exames e uma vida mais leve, saudável e feliz. Essas foram as transformações baseadas nos depoimentos dos participantes do Projeto Vida Leve que aconteceu no CES – Centro de Especialidades no período de 11 de abril a 13 de junho.

De acordo com o nutricionista Alexandre Machado Ribeiro, trata-se de uma oportunidade de um atendimento contínuo de maneira efetiva para passar orientações e aprofundar os conceitos para o paciente que o tempo de uma consulta de rotina não permite. O projeto Vida Leve conquistou bons resultados e está ajudando as pessoas em todo o município a combater a obesidade, principalmente pacientes que passaram ou vão passar por uma cirurgia bariátrica. " A obesidade é uma doença caracterizada pelo excessivo acúmulo de gordura corporal e normalmente está associada a problemas de saúde,” explica o nutricionista.

Para participar do grupo se faz necessário passar por uma consulta clínica nutricional. “É na consulta que o paciente é avaliado individualmente e ser for necessário é encaminhado para o grupo do “Vida Leve” para receber o acompanhamento. Para participar do grupo as  pessoas selecionadas têm de ter o IMC – Índice de Massa Corporal superior de 30kg/m2 (divisão do peso da pessoa pelo quadrado da sua altura). 

No decorrer do acompanhamento o paciente passa pela a Antropometria - que é a coleta de peso, altura e circunferência da cintura no momento da seleção dos participantes, e participa de um cronograma com diversos temas: as dietas da moda, cirurgia bariátrica, alimentos Diet/Light, tratamento farmacológico, comorbidades (quando duas ou mais doenças estão associadas), saciedade, fome, apetite, hábitos alimentares saudáveis, ansiedade e atividade física.

 “O projeto Vida Leve” visa ajudar quem está acima do peso, afinal a obesidade é um fator de risco que contribui para doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, diabetes tipo 2, entre outras. Vários profissionais contribuem com este projeto: nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e enfermeiros, auxiliando na mudança de hábitos dos pacientes,” finaliza o nutricionista.

Atendimento à imprensa – Nutricionista Alexandre Machado Ribeiro – 9 99056608

Texto: Vânia Voltolini – SC 01057 JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde