Município de Navegantes apresenta superávit atuarial previdenciário pela primeira vez

29/03/2022 - 19:38h

O Instituto de Previdência Social do Município de Navegantes (NavegantesPrev), pela primeira vez em sua história, apresenta superávit atuarial em seus recursos previdenciários, no valor de R$ 16,9 milhões.

O resultado é fruto de uma grande parceria realizada entre a Prefeitura e o NavegantesPrev, em que após as pertinentes explicações técnicas realizadas pelos servidores da autarquia, foi tomada a decisão de priorizar medidas para equacionar o déficit técnico atuarial.

De acordo com o prefeito Liba Fronza, o município continuará priorizando ações de manutenção permanente da saúde financeira do instituto.

Em quase 11 anos de instituto, esta é a primeira vez que a projeção de recursos previdenciários necessários para pagar todas as aposentadorias e pensões dos atuais servidores, aposentados e pensionistas supre os gastos estimados.

Todo início de ano, a autarquia realiza um estudo que apresenta a situação atuarial do instituto, referente ao ano anterior, que serve como orientação para a necessidade de medidas visando contingenciar recursos, como indicar a necessidade de alteração de alíquotas, planos de amortização, etc.

A diretora-presidente do NavegantesPrev, Gisele Fernandes, celebra o resultado. “Estamos muito felizes em atingir pela primeira vez o superávit atuarial depois de vários anos de dedicação. Conseguimos realizar o sonho de todos os institutos de previdência, após medidas implementadas com o auxílio da administração municipal no ano de 2021”, finaliza.