Navegantes realiza capacitação sobre atendimento de maus tratos, bem-estar animal e guarda responsável

27/07/2023 - 13:44h

Na quarta-feira (26), nas dependências do Cineteatro Municipal de Navegantes, foi realizada uma capacitação institucional e intersetorial, sobre atendimento de maus tratos, bem-estar animal e guarda responsável. O evento fez parte das ações da Campanha “Julho Dourado – Seu amigo vale ouro”.

A empresa responsável em conduzir os trabalhos foi a Peritus Vet, que presta consultoria para Implantação e Aprimoramento Serviços Municipais de Fiscalização Ambiental, e foi contratada pelo município através do Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), por meio de recursos de compensações ambientais.

O superintendente da pasta, Marcos Zaleski de Matos, explica que a capacitação contou com a participação de servidores das Secretarias de Saúde (incluindo agentes de saúde, vigilância sanitária e agentes de endemia), Assistência Social, Saneamento Básico (Sesan), DABA, IAN, Polícia Militar, protetores da causa animal, além da vereadora Sol Dapper, ativista da causa e representante do Legislativo.

“A capacitação tem como intuito a formação de uma rede e uma integração entre os setores mencionados, para que se possa agir de forma mais eficiente no atendimento dos casos de maus tratos, bem-estar animal e guarda responsável. Ele pontua ainda que esses casos envolvem não somente a causa animal, como no âmbito da saúde única, justamente porque envolve o trabalho social, ambiental e animal”, finaliza o superintendente.

Autor: Maila Santos