Estudantes de escola municipal vence o concurso de redação Operação Cisne Branco da Marinha do Brasil

22/11/2023 - 14:40h

Nesta quarta-feira (22), aconteceu a cerimônia cívico militar pela Capitania dos Portos de Itajaí, em que foi realizada a entrega da premiação os alunos do Centro Municipal Professora Badia de Faria, agraciados com medalhas e diplomas.

As alunas Isabelle Capinan Machado da Silva (9º Ano), Amanda Fernandes (8º ano) e Mayra Pereira Lemes Vilela (7º ano) foram as vencedoras do concurso de redação realizado em âmbito nacional, representando as escolas municipais de Navegantes.

Os autores das redações classificadas em primeiro lugar nos diferentes níveis e regiões de um distrito naval receberam, além do prêmio, o cobiçado Troféu Cisne Branco, reconhecimento máximo no concurso promovido pela Marinha do Brasil.

Para o diretor da escola, Marcos Fabricio Bittencourt, a parceria com a Marinha do Brasil é um privilégio para a escola, proporcionando uma oportunidade de explorar um mundo de conhecimento.

"A redação e a leitura são habilidades que não apenas desenvolvem a capacidade de expressão e comunicação, mas também ampliam horizontes, alimentam a criatividade e fortalecem o conhecimento. A participação neste concurso não apenas valorizou as habilidades de escrita dos nossos alunos, mas também evidenciou a importância dessas práticas no caminho deles", pontuou o diretor.

Saiba mais sobre o concurso de redação promovido pela Marinha do Brasil

A 45ª Edição da Operação "Cisne Branco" (OCB), realizada pela Marinha do Brasil, promoveu um concurso de redação aberto para escolas públicas e particulares.

Destinado aos alunos do Ensino Fundamental e Médio, o certame busca selecionar os melhores trabalhos por escola, cidade e em âmbito nacional dentro da área de jurisdição do 5º Distrito Naval.

Os participantes redigiram textos manuscritos dissertativos sobre temas relacionados à Marinha, seguindo os requisitos estipulados no regulamento disponível. Para o Ensino Fundamental, o tema proposto é "A participação da Marinha na Independência do Brasil".

Já para o Ensino Médio, o foco recaiu sobre "Poder Naval e a Independência do Brasil: a consolidação da soberania pelo mar".

Autor: Vânia Voltolini