Navegantes convida empresas para se prepararem para sustentabilidade

28/11/2023 - 12:39h

Acontece na tarde desta terça-feira (28) uma reunião com empresas e pessoas interessadas a trabalharem pela sustentabilidade em Navegantes. A ideia é preparar a comunidade para oportunidades que podem vir com a visibilidade internacional que o município conquistou por configurar na lista do TOP 100 do Green Destinations, uma certificação internacional que destaca as práticas sustentáveis nas cidades do mundo todo. “Navegantes passa por um momento muito promissor, com destaques em algumas áreas por conta da premiação e queremos expandir para a certificação”, comenta o prefeito, Liba Fronza.

"O prêmio trata principalmente das questões relacionadas à sustentabilidade. É momento oportuno para tratarmos dentro de nossas empresas da nossa cidade também”, explica.

No encontro, os empresários vão poder conhecer o formato do núcleo de sustentabilidade, que faz toda a preparação para que o município e os empreendimentos possam ser certificados pela Green Destinations. Essa é uma ação que integra o Programa Del Turismo, realizado pela Prefeitura de Navegantes em parceria com o Instituto Del, a Associação Empresarial de Navegantes (Acin) e a Federação das Associações Empresariais de SC (Facisc).

Mais sobre o Del Turismo

O Del Turismo surgiu a partir do programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL) da Facisc para atender a demanda das associações filiadas e de diversas prefeituras catarinenses por promover um programa específico para o desenvolvimento econômico.
Realizado por meio da cooperação entre poder público, trade turístico local e sociedade civil, o trabalho é focado no planejamento e na implementação de estratégias que atendam as demandas específicas de cada destino.

A Facisc e outras entidades integrantes têm um Termo de Cooperação com o Instituto Educacional da Economia Bávara (BBW) para adesão ao programa Rede DEL Turismo Nacional, iniciativa que une as cinco regiões do Brasil em projetos com foco na promoção do turismo sustentável. O projeto é financiado pelo Ministério para a Cooperação e o Desenvolvimento da República Federal da Alemanha (BMZ), por intermédio da Fundação para o Desenvolvimento Econômico e a Qualificação Profissional (SEQUA).

Entre as ações previstas, um dos destaques é a consagração dos municípios participantes com a certificação internacional de “Destino Verde”, concedida pela fundação holandesa Green Destinations. Parceiro estratégico no projeto, a Green Destinations examina os municípios no que diz respeito à sua adequação para certificação internacional como um destino sustentável.

Em Santa Catarina, o DEL Turismo já é desenvolvido pela FACISC desde 2010, em diversos municípios.

: Sede da ACIN - Av. Prefeito José Juvenal Mafra, nº 696 - 1º andar.
Horário: 15 h
A confirmação deve ser pelo Whatsapp da Acin no (47) 3342-2037.