Seminário fecha a primeira etapa dos implementos pedagógicos na Educação Infantil

19/12/2023 - 15:59h

Um seminário de práticas e reflexões aconteceu no auditório do Centro Integrado de Cultura (CIC), nesta terça-feira (19), ministrado pelas palestrantes Ana Paula Rudolf e Glaucia Weber. A finalidade do evento foi para finalizar a primeira etapa do projeto “Ressignificação dos espaços de Berçário: novos contextos para o desenvolvimento da primeira infância”.

Trata-se de implementos pedagógicos que possibilitaram mudanças significativas em sete instituições da Rede Municipal de Ensino de Navegantes. Os ambientes contam com brinquedos e implementos exclusivos, projetados para oferecer às crianças da primeira infância possibilidades necessárias ao seu desenvolvimento integral.

Ancorado em pesquisas e experiências inovadoras do campo da primeira infância no mundo, o projeto tem como eixos centrais a naturalização dos espaços e materiais, a autonomia das crianças e as relações sensíveis cotidianas.

De acordo com a Secretária de Educação, Patricia Duarte Cidral, o projeto conta com o apoio efetivo da equipe técnica da Secretaria de Educação e é fruto da emenda parlamentar da vereadora e professora Adriana Macarini e que em 2024 contará com a ampliação das turmas.

“Acreditamos que as aprendizagens e as referências na primeira infância são estruturas para a vida inteira. É na educação infantil que temos a possibilidade de construir vínculos e estabelecer relações com o mundo”, finaliza.

Autor: Vânia Voltolini - SC 01057JP