Navegantes abre período de consulta pública para elaboração do novo Plano Municipal de Cultura

08/03/2024 - 12:50h

A Prefeitura de Navegantes, por meio da Fundação Cultural, promove entre os dias 11 e 31 de março, uma consulta pública (Etapa 1) para receber sugestões que possam contribuir na elaboração do Plano Municipal da Cultura, que vão nortear as ações municipais do setor pelos próximos 10 anos (decênio de 2024-2034). O formulário online, contendo o diagnóstico situacional para análise dos dados e um campo para envio sugestões está disponível através do link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdVwYRlX9rXRkK0Bacp96j3_opyMKZr2_WaNxor-EMO_P9l-g/viewform?usp=sf_link.

Os interessados em colaborar com sugestões devem preencher o formulário, informando o nome completo, e-mail, telefone para contato e qual segmento artístico-cultural em que atua e se representa algum grupo ou coletivo.

Após o período de Consulta Pública, que vai até o dia 31 de março, será realizado o Fórum Municipal de Cultura (Etapa 2), agendado para o dia 10 de abril, a partir das 18h, no Centro Integrado de Cultura – CIC.

Outras etapas serão realizadas sucessivamente até a construção final do documento, que deve conter o diagnóstico do desenvolvimento da cultura, diretrizes e prioridades, objetivos gerais e específicos, estratégias, metas e ações, prazos de execução, resultados e impactos esperados, recursos materiais, humanos e financeiros disponíveis e necessários.

O Plano Municipal de Cultura é um instrumento de planejamento estratégico que organiza, regula e norteia a execução da Política Municipal de Cultura na perspectiva do Sistema Municipal de Cultura, indicando prioridades para o setor e definindo ações e metas a serem efetivadas, independente de mudanças de governo que possam ocorrer, provocadas pelas eleições municipais ao longo desses 10 anos.

De acordo com o superintendente interino da Fundação Cultural de Navegantes, Rodrigo Carvalho de Miranda, o objetivo é democratizar a construção do novo Plano Municipal, dando voz a toda a sociedade e, principalmente, aos diversos segmentos culturais de nossa cidade.

“Esperamos uma participação efetiva de todas as partes interessadas, tanto na etapa 1, que é a consulta pública, como nas próximas etapas, até a finalização do plano. Queremos consolidar, de forma democrática e participativa, esse documento que, após ser oficializado, será um marco para as políticas públicas culturais em nosso município pelos próximos 10 anos”, destaca o superintendente.

O diagnóstico para elaboração do novo Plano Municipal de Cultura de Navegantes pode ser acessado através do link: https://drive.google.com/file/d/1uYDb6rfJh66PcivDkciRwrs2JVXLvuMc/view?usp=sharing.