Projeto Viagem ao mundo do conhecimento apresenta o sistema solar para os estudantes

29/04/2024 - 14:32h

Projeto Viagem ao Mundo do Conhecimento apresenta o sistema solar para os estudantes

Uma viagem ao espaço. Foi exatamente assim que os alunos do 3º ano da Escola Municipal Izilda Reiser Mafra se sentiram ao participarem do Projeto Viagem ao Mundo do Conhecimento: sistema solar, que envolveu as disciplinas de Ciências, Geografia e Língua Portuguesa.

De acordo com a professora, Luciana Tramontin Nolli, os estudantes do 3º ano realizaram uma verdadeira “viagem ao espaço”, sem sair da escola.

“A finalidade do projeto foi de apresentar para os alunos o sistema solar, identificando os planetas, percebendo o sol como centro do nosso sistema solar, além de pesquisar os corpos celestes e a necessidade de cuidar do planeta Terra e a sua atmosfera. Quero agradecer o apoio da direção da escola e das agentes de educação Gisele e Cristiane,” destacou.

Os recursos pedagógicos utilizados foram vídeos, pesquisas, observação, leituras de imagens e muitas atividades práticas.
Os alunos com a família pesquisaram sobre curiosidades referentes aos corpos celestes, recriando as fases da lua.

Os estudantes também confeccionaram lunetas para observação do céu e a identificação dos tipos de nuvens. Foram realizadas oficinas de foguetes e confecção de maquetes do sistema solar, contribuindo para uma exposição.

“Percebe-se que através de atividades dinâmicas, criativas, em que a curiosidade dos educandos é aguçada, é possível transformar as aulas em momentos de interação entre escola e família, além de deixar as aulas muito mais divertidas, onde os alunos possuem alegria em apreender”, finalizou a professora.

Autor: Vânia Voltolini - SC 01057JP