Hospital de Campanha realiza 152 atendimentos durante o carnaval

11/02/2016 - 17:54h

O Hospital de Campanha, montado na Praça Central da Praia, realizou atendimento para 152 pessoas entre os dois dias de trabalho, sendo a maioria por intoxicação exógena por álcool e outras substâncias, contusões, cortes, queimaduras, desmaios e até casos mais graves que foram encaminhados para atendimento no Hospital.
Neste ano, foram montadas  seis barracas  para atendimento na Praça da Praia Central, com uma equipe de trabalho  formada por 4 médicos, 6 enfermeiras, 11 técnicas de enfermagem, 3 motoristas, 3 serviços gerais, 5 pessoas como suporte logístico e os Bombeiros Voluntários, que sempre são parceiros e fundamentais nos eventos da Secretaria Municipal da Saúde de Navegantes.
De acordo com o secretário de Saúde, Samuel Paganelli, o resultado desse trabalho foi muito bom, já que a maioria dos pacientes foram recebidos e tratados ali mesmo. Entre os mais de 150 atendimentos realizados, somente 6 pacientes necessitaram ser encaminhados para atendimento no Hospital de Navegantes, enquanto os demais puderam ser atendidos e liberados ainda no local do evento, o que contribuiu para desafogar o ambulatório do Hospital num dia em que provavelmente muitas ocorrências seriam direcionadas para lá.
“O sucesso do trabalho desenvolvido no Hospital de Campanha se deve a cada um dos profissionais de saúde envolvidos, que acreditaram no atendimento pré-hospitalar em plena beira da praia, num evento com imenso público – o que amedrontaria qualquer equipe, mas não essa – que se caracterizou por elevado profissionalismo e responsabilidade inigualável”, elogiou o secretário.
Ele explica ainda que o carnaval de Navegantes é caracterizado por ser um evento que acontece em local aberto e a cada ano tem seu público tem aumentado consideravelmente. Além das comemorações tradicionais de carnaval, a realização do “Navegay” – considerado o maior “bloco de sujos” do sul do País, sedimenta-se a cada ano que passa. Tal situação faz com que a gestão municipal tenha que adotar medidas especiais para o evento.     Uma delas está relacionada ao atendimento das pessoas que apresentam problemas relacionados ao consumo excessivo de álcool, à insolação, aos acidentes com cortes e até ocorrências mais graves como quedas e fraturas, comuns às festividades carnavalescas.
A partir dessa situação, desde 2014 os profissionais da Secretaria Municipal da Saúde se organizam para prestar atendimento aos foliões através do Hospital de Campanha, onde foram montados postos médicos e de enfermagem, com o objetivo de prestar atendimento pré-hospitalar para a população participante do evento.