Festa de Nossa Senhora dos Navegantes ganha registro de Patrimônio Imaterial do município

01/02/2017 - 17:56h

O que começou há mais de um século como uma manifestação de fé e agradecimento do povo que vivia as margens do rio Itajaí-açu, agora virou patrimônio cultural. Na última sexta-feira (27), durante a novena de abertura da 121ª Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, a Fundação Cultural e o Conselho Municipal de Cultura realizaram a cerimônia de homologação do registro definitivo da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes como patrimônio imaterial do município. A partir deste ato, a festa em homenagem a padroeira da cidade está protegida pela Lei nº 2532, de 02 de dezembro de 2011, que dispõe sobre a preservação do patrimônio histórico e cultural de Navegantes.

Conforme a superintendente da Fundação Municipal de Cultura, Regina Célia Correia, a proteção legal serve para documentar e manter as principais manifestações culturais realizadas em função da “Festa de Navegantes” ao longo dos seus 121 anos de história. “Manifestações como as procissões fluvial e terrestre, a gincana e a ornamentação tradicional devem ser mantidas nas próximas edições da festa ou, ao menos, ter suas histórias registradas para permitir que as futuras gerações as conheçam”.

Ela explica que para oficializar o registro legal, a Fundação Cultural, com o apoio do Conselho Municipal de Cultura precisou pesquisar e documentar a história e todas as manifestações tradicionais da festa em um dossiê, que em breve estará disponível para consulta on line. “A confecção deste dossiê demandou uma ampla pesquisa bibliográfica, documental e de coleta de depoimentos, por meio da memória oral das pessoas que participaram de muitas edições anteriores da festa e conhecem a sua história. São autores deste dossiê: Bárbara Eva Foggetti de Almeida, Cinara Vieira de Souza, Gabriela Spezzatto, Marcos Venício Montagna e Vilma Marli Rebello Mafra”, enfatiza a superintendente.

O que é Patrimônio Cultural?

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, o patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história e à identidade desse povo. A preservação do patrimônio cultural significa, principalmente, cuidar dos bens aos quais esses valores são associados, ou seja, cuidar dos bens representativos da história e da cultura de um lugar, da história e da cultura de um grupo social, que pode, (ou, mais raramente não), ocupar um determinado território.

Seguindo esse entendimento do IPHAN, a Fundação Cultural de Navegantes tem trabalhado para proteger os patrimônios material e imaterial da cidade, através da proteção legal e da educação patrimonial.

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes encerra no domingo com a tradicional procissão

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes completa 121 anos nesta quinta-feira (02), feriado municipal em Navegantes e segue até domingo (05), quando acontece a tradicional procissão fluvial com a imagem da padroeira sendo acompanha por dezenas de embarcações pelas águas do Rio Itajaí-açu.

Confira a programação:

02/02 – Quinta-feira (Dia da Padroeira)

10h30 – Santa Missa

12h – Almoço: Buffett e Churrasco

15h – Terço

19h30 – Santa Missa “Estrela do Mar, farol que nos ilumina até Jesus Cristo”, seguida por Procissão Terrestre no entorno do Santuário.

Promoção da noite: Churrasco e Espetinho

03/02 – Sexta-feira

19h30 – Santa Missa “Senhora da Saúde, leva-nos à cura em teu filho Jesus”

Promoção da Noite: Noite Italiana e Espetinho

22h - Show: João Luiz

04/02 – Sábado

19h30 – Santa Missa “Maria, Mãe de tantas faces, ensina-nos a anunciar o Evangelho”

Promoção da noite: Risoto de frutos do mar, Churrasco e Espetinho

22h – Show: Randall e Gabriel Lobo

05/02 – Domingo

10h – Santa Missa com a presença dos Festeiros

12h – Almoço: Buffet e Churrasco

16h – Missa dos Romeiros, com a presença de Dom Rafael Biernaski, Bispo Diocesano.

PROCISSÃO FLUVIAL PELO RIO ITAJAÍ-AÇU, COM A IMAGEM DE NOSSA SENHORA DOS NAVEGANTES.

21h – Show Nacional: Anjos de Resgate

Promoção da noite: Churrasco e Espetinho