Mais de 400 alunos receberam os certificados de conclusão dos Cursos de Geração de Renda

21/12/2017 - 11:38h

O Centro de Cidadania de Machados foi palco para a formatura de 403 alunos que frequentaram os cursos na Sede da Assistência Social (Centro), no Centro de Cidadania de Machados e no Centro de Convivência no bairro São Pedro que participaram dos cursos de Geração de Renda e Oficinas.

Para os participantes receber o certificado representou uma oportunidade de transformação pessoal e social por meio de qualificação, da descoberta de talentos e do direcionamento para ingressar no mercado de trabalho.  Os cursos e oficinas oferecidos foram: artes aplicadas, artesanato, barbearia, canto, corte e cabelo, corte e costura, crochê e tricô, culinária, dança, informática, inglês, jiujtsu, judô, manicure, maquiagem, pintura em tecido, teatro e violão.

O secretário de Assistência Social, Juliano de Maria, disse que missão dos cursos de geração de renda vai além da capacitação. “Muitas pessoas que foram excluídas do mercado de trabalho encontraram aqui novas perspectivas. A sala de aula foi um espaço de transformação por meio dos instrumentos de aprendizagem que buscou desenvolver o conhecimento dos alunos que hoje aplicam produzindo, trabalhando e até mesmo planejando o próprio negócio. Os nossos alunos recebem hoje o certificado e também novos sonhos e propósitos de vida,” destacou o secretário.

No decorrer da formatura o prefeito Emílio Vieira no seu discurso chamou a aluna Jandira Muller que emocionada falou das mudanças na sua vida após fazer os cursos de artesanato e culinária. “ Foi nos cursos de geração de renda que descobri os meus talentos, além do rendimento financeiro, a minha vida ganhou um novo sentido, hoje faço a minha produção, comercializo e faço o meu próprio horário de serviço,” comemora a aluna.

O prefeito Emílio Vieira destacou que os cursos de geração de renda exercem um papel muito importante na qualificação técnica, na inclusão socioeconômica e também é uma terapia ocupacional. “ Quero agradecer o profissionalismo dos instrutores, da participação dos professores voluntários e dos demais funcionários da Assistência Social e principalmente os alunos que recebem o certificado nesta noite tão especial ... hoje você aluno faz parte do contexto econômico e social e aprendeu a reconhecer os seus talentos, a gerar renda e ter aspirações para o futuro. Que essa capacitação seja a primeira de muitas e que venha somar na transformação pessoal de cada um de vocês,” finalizou o prefeito.

O secretário da Assistência Social, Juliano de Maria, lembrou que estão as matrículas para os cursos de geração de renda para 2018, lembrando que a prioridade é para os beneficiários dos programas sociais e na sequência para o público em geral.

Texto: Vânia Voltolini SC 01057JP