Prorrogado prazo para atualização no CadÚnico para idosos e pessoas com deficiência

14/01/2019 - 17:58h

Quem recebe o benefício do BPC e não atualizou até o final de dezembro a inscrição no Cadastro Único terá uma nova oportunidade. O Governo Federal estabeleceu novas datas para a regularização da situação, conforme o aniversário de cada beneficiário.

O BPC é o Benefício de Prestação Continuada que repassa mensalmente um salário mínimo para idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência que têm renda familiar de até um quarto de salário mínimo por pessoa.

De acordo com o novo cronograma, os nascidos nos primeiros três meses do ano têm agora até 31 de março deste ano para regularizarem a situação. Caso contrário o benefício poderá ser suspenso a partir do mês abril.

A gestora do Bolsa Família, a assistente social, Kátia Maria Rossetto, explica que o registro dos beneficiários e do seu grupo familiar é obrigatório no Cadastro Único. "As pessoas que recebem o BPC (Benefício do LOAS) - têm de seguir o calendário estabelecido pelo Governo. O beneficiário que faz aniversário nesses primeiros meses do ano deve estar atento e fazer a atualização. Já para quem não faz aniversário nesses primeiros meses do ano também podem optar em antecipar a atualização,” destaca.

Para realizar a atualização, os documentos originais necessários são: Comprovante de residência (atual), RG, CPF; Título de Eleitor; Carteira de Trabalho; Comprovante de Renda (folha de pagamento e/ou extrato de benefício do INSS com o Número do Benefício INSS) e Atestado de frequência escolar (escola/creche) atual para menores de 18 anos.

Período de aniversário do beneficiário –

01/01 a 31/03 – 1º lote (quem faz parte do 1º lote podem fazer a inscrição até final do mês de março);

01/04 a 30/06 – 2º lote (podem fazer a inscrição até o final de junho);

01/07 a 30/09 – 3º lote (podem fazer a inscrição até o final de setembro);

01/10 a 31/12 – 4º lote (podem fazer a inscrição até o final de dezembro).

O Setor de Cadastro Único neste mês de Janeiro está prestando atendimento no CRAS 1, no bairro São Paulo. O horário de atendimento é de segunda à quinta-feira, às 08h (por hora de chegada) e às 13h (por ordem de chegada).

 

Texto: Vania Voltolini 

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde