CRAS realiza atuação conjunta com Educação para orientar famílias do CadÚnico e Bolsa Família em Navegantes

20/02/2024 - 17:14h

Os profissionais dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), em parceria com a Secretaria de Educação, participam das reuniões de pais e responsáveis nas escolas municipais neste mês de fevereiro. O objetivo é aproveitar a ocasião para repassar as orientações referentes à inscrição e à atualização cadastral das famílias que são perfil do Cadastro Único (CadÚnico) e do Programa Bolsa Família.

 

Para uma família ser mantida no CadÚnico, é preciso realizar a atualização cadastral a cada dois anos ou sempre que houver alteração na composição familiar como: mudança de endereço, transferência da unidade de ensino das crianças e adolescentes, atualização da renda familiar, entre outras informações.

 

Desta forma, a atuação conjunta da Assistência Social e da Educação nas reuniões em unidades escolares é de extrema importância para a efetivação da gestão do CadÚnico.

 

As primeiras reuniões foram, nos dias 14 e 15, na Escola Alessandra Zilda da Silva, no Centro,  no dia 16, no CMEI Rosana, no bairro Gravatá e no dia 19, no C.M.E.I Maria dos Navegantes Ramos no bairro Volta Grande.

 

Seguem as datas das próximas reuniões:

 

22/02 às 19h - Escola Badia de Faria, bairro Hugo de Almeida

26/02 às 19h - Escola Vilna Correa Pretti, bairro São Domingos

 

A Secretária de Assistência Social, Juliana Pinto, ressalta que o Programa Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil, que busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social. “Para que a família mantenha a condição de beneficiária ou necessite de maiores informações,  deve procurar o CRAS mais próximo da moradia. Navegantes tem hoje três unidades:  no bairro São Paulo, no Meia Praia e no Nossa Senhora das Graças”, ressalta.

Autor: Rafael Lemos - CRP: 36909/RJ

Download das fotos em alta resolução

Aguarde