Atletas de 13 estados abrem o CBSurf Master Tour 2024 em Navegantes

05/04/2024 - 10:07h

Quinta-feira (04) foi o primeiro dia do CBSurf Master Tour 2024 - Navegantes 50 Anos de Surf, realizado nas areias da Praia Central de Navegantes, evento que abre a temporada deste ano do Circuito Brasileiro Master e reúne os melhores surfistas brasileiros acima de 35 anos, divididos em cinco categorias.

Na estreia, atletas de 13 estados disputaram em ondas quebrando chegando a meio metro na maioria das séries. Estiveram na água nessas primeiras fases as categorias Master (acima de 35 anos), com oito baterias, e Gran-Master (acima de 40 anos), com oito baterias, totalizando 16 confrontos.

Na categoria Master, a melhor apresentação do primeiro round foi a do catarinense Jefferson Duarte (6.33 pontos) em sua melhor onda surfada na terceira bateria do dia. A melhor somatório desta categoria ficou com Júnior Rocha (RN), que fez 11.67 pontos em suas duas melhores apresentações na bateria anterior.

O campeão Master de 2023 Péricles Dimitri (PR) iniciou bem a defesa do título vencendo a quinta bateria desse primeiro round.

“Acho que é um dos campeonatos mais legais do Brasil, pois reúne atletas que deram início a essa trajetória do surf competição no país. A expectativa sempre é das melhores em buscar um resultado positivo. Hoje eu vi a galera quebrando no freesurf antes de começar o evento e isso é legal, eleva ainda mais o nível da competição”, disse Péricles após sair da água.

A categoria Gran-Master veio em seguida, e logo na primeira bateria deste round o terceiro colocado no ranking da temporada passada Júnior Rocha (RN) começou forte, marcando 7.17 pontos em sua melhor nota. Ele somou 11.84 pontos em suas duas melhores ondas para avançar em primeiro à próxima fase. Ele foi superado na bateria seguinte, quando o imbitubense Moa Soares (SC) achou uma boa direita e aplicou duas batidas verticais de backside para marcar 7.93, melhor nota do dia e, de quebra, o maior somatório, 12.73.

“O mar está difícil pra todo mundo, então eu entrei com a estratégia de não sair surfando qualquer onda. Tinha mentalizado achar uma direita dessa, e quando ela surgiu eu já sabia o que tinha que ser feito”, disse Moa Soares.

O campeão Gran-Master 2023 Flávio Moraes (RJ) fez sua estreia na prova na bateria seguinte e avançou sem problemas, mostrando estar conectado com as pequenas ondas de Navegantes. “Tive sorte de achar duas direitas boas, mesmo com o vento atrapalhando um pouco. A prancha andou bem nessas condições. Gostaria de agradecer aos meus patrocinadores por me ajudarem a vir nesse evento maravilhoso da CBSurf”, comentou Moraes.

Todos os resultados estão disponíveis no site da CBSurf no link www.cbsurf.org.br/mastertournavegantes.

Nesta sexta-feira (05), entram na água os surfistas das categorias Kahuna (acima de 45 anos), Legends (acima de 55 anos) e Gran-Kahuna (acima de 50 anos). O evento segue até o domingo (07), nas areias do litoral de Navegantes, em frente à Praça Central.

A disputa pode ser acompanhada em tempo real, em transmissão ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube e no site cbsurf.org.br.

O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBsurf), em parceria com a Prefeitura de Navegantes, através da Fundação Municipal de Esporte.

Fotos: Brocolis Photos

Autor: Rodrigo Ramos & João Lopes