Surfista potiguar é destaque neste segundo dia do CBSurf Master Tour 2024 em Navegantes

06/04/2024 - 09:26h

As ondas melhoraram para este segundo dia do CBSurf Master Tour 2024 – Navegantes 50 anos de Surf. As séries de 0,5 metro com boa formação estavam bem constantes durante a parte da manhã, na melhor hora do dia.

Os atletas da Kahuna (acima de 45 anos) foram os primeiros a entrar na água nesta sexta-feira (05). O vice-campeão brasileiro de 2023 Klinger Peixoto (AL) começou forte na quarta bateria do dia, fazendo a maior nota desta rodada (7.17) e o somatório de 12.84 pontos, superado na bateria seguinte.

O campeão do ranking de 2023, Júnior Rocha (RN), entrou em seguida e mostrou estar conectado com as ondas de “Navega”. Após marcar 7.0 e 6.0 pontos em suas duas melhores ondas, Rocha chegou ao melhor somatório entre as cinco categorias, com 13.00 pontos, nesses dois dias de evento.

“O mar reagiu em relação a ontem, e proporcionou bons momentos para manobras fortes quando eu estava na água. Estou focado na competição para tentar o bicampeonato no final do ano. Espero que o mar melhore ainda mais para os próximos dias” disse Júnior Rocha.

Destaques do primeiro round Legends

Oito baterias da primeira fase Legends (acima de 55 anos) vieram na sequência, reunindo competidores experientes como Jojó de Olivença (SP), Armando Maciel Junior (SC), Cláudio Marroquim (PE) entre outros.

A melhor apresentação dessa primeira fase foi a de Armando Maciel Jr. (SC) com a soma de 8.70 pontos. O surfista da Guarda do Embaú (SC) se adaptou bem às ondas balançadas do meio do dia para fazer a pontuação mais expressiva da categoria Legends.

O ídolo dos anos 80 e 90, Jojó de Olivença, que já representou o Brasil por anos na elite do surf mundial no final dos anos 90, disputou a bateria seguinte. Ele mostrou que continua com o faro competitivo em dia para se classificar em primeiro.

“Esta é minha primeira vez em Navegantes e gostei muito. Existe uma cultura muito grande do surf por aqui, com uma galera gente boa nos recepcionando. Apesar de estar pequeno, é uma onda com boa formação, igual nas fotos e nos vídeos que já havia visto”, declarou Jojó.

Cardoso Júnior (CE) foi o vice-campeão Legends de 2023, mas com a ausência do campeão Sérgio Noronha (RJ), o cearense assumiu o posto de cabeça de chave número um do evento. Ele estreou bem vencendo a bateria de número cinco, com o somatório de 7.86 pontos e a vaga para a próxima fase.

Primeiro round Gran-Kahuna em Navega

Jojó de Olivença (SP) voltou pra água na primeira bateria do round de abertura da categoria Gran-Kahuna. Com as ondas bem prejudicadas pelo vento maral, Jojó marcou 10.57 pontos e avançou à próxima fase.

Outro destaque dessa rodada foi a vitória do catarinense Guga Arruda na quarta bateria, com direito à melhor apresentação de sua categoria (11.67).

“Quando era moleque nós tínhamos o sonho de vir a Navegantes e surfar uma conhecida por ser muito manobrável que existe aqui. Estou na torcida para que a ondulação chegue para encerrar esse evento com show de surf", revelou Guga Arruda após a bateria.

O detentor do título Gran-Kahuna 2023 Roni Ronaldo (SC) veio na quinta bateria, iniciando sua campanha na prova com vitória. “O mar não está fácil, então temos que nos adaptar ao que tem. A minha tática de garantir uma nota boa no começo para estar mais tranquilo atrás de uma onda de troca no restante do tempo deu certo”, comentou o atleta de Garopaba (SC).

Logo após esta bateria, o vento sul apertou e o tempo fechou, obrigando a direção de prova a suspender o evento no dia de hoje. A competição parou na sexta bateria da primeira fase Gran-Kahuna entre Dalmo Meirelles (BA), Marco Lopes (SP), Maurício Weill (BA) e Sandro Rhoden (SC).

Programação de sábado

Neste sábado (06), acontecem as últimas três baterias do primeiro round da Gran Kahuna (acima de 45 anos). Na sequencia, entram na água o segundo round da Master (acima de 35 anos), Gran Master (acima de 40 anos), Kahuna (acima de 45), Legends (acima de 55 anos) e Gran- Kahuna (acima de 50) respectivamente. As semifinais Master e Gran-Master fecham este terceiro dia de competição. O cronograma está sujeito a alteração.

Todos os resultados estão disponíveis no site da CBSurf no link www.cbsurf.org.br/mastertournavegantes.

O evento segue até o domingo (07), nas areias do litoral de Navegantes, em frente à Praça Central.

A disputa pode ser acompanhada em tempo real, em transmissão ao vivo pelo canal CBSurfPLAY no YouTube e no site cbsurf.org.br.

O evento é realizado pela Confederação Brasileira de Surf (CBsurf), em parceria com a Prefeitura de Navegantes, através da Fundação Municipal de Esporte.

Fotos: Brocolis Photos

Autor: João Lopes