Exposição fotográfica Grito

navegue mais por Eventos
confira também Outros acessos
Exposição fotográfica Grito logo

Informações:

A Galeria de Artes Élson Renato dos Santos, localizada no CIC - Centro Integrado de Cultura de Navegantes, junto à Fundação Cultural, recebe entre os dias 10 de fevereiro e 13 de março a exposição fotográfica “Grito”, com obras de autoria de Denis Zubieta.

A Galeria de Arte fica localizada no segundo piso do CIC, na Rua Maria Leonor da Cunha, 432, Centro, e a exposição pode ser visitada gratuitamente, de segunda a sexta-feira, no horário das 7h30 às 21h30, sem fechar para o almoço.

 

Projeto Grito

Um grito, por mais forte que ele seja, não se propaga no vácuo. Debaixo da água suas partículas tornam-se tão densas que se torna inaudível, no caso de um grito articulado na linguagem, como um grito de socorro.

O discurso é incapaz de narrar o trauma, somente o grito o é, mas ambos se inviabilizam diante da violência. Durante o período de isolamento em virtude da pandemia de covid 19, inúmeras mulheres são submetidas a convivência 24 horas por dia com seus algozes. Mães, tias, esposas, primas, irmãs, filhas, mulheres em distintas qualidades familiares são violentadas pelos pais, irmãos, esposos, filhos, netos e primos.

Estas vítimas estão submetidas a paradigmas civilizacionais que as condenam a dependência financeira e afetiva, as possibilidades de fuga que podemos de longe premeditar, para estas mulheres, impedidas de trabalharem e de construir carreiras e moralmente estigmatizadas por uma sociedade onde os homens podem tudo e elas nada podem, todas alternativas à condição de violência cotidiana são devaneios tolos. “É assim mesmo”, “a gente acaba por se acostumar”, “ele não faz por mal, é o instinto do homem”; “ele tem esse lado agressivo, mas é um bom homem”.

Ainda se resignando diante destas situações, algumas destas mulheres aceitaram fazer o experimento de mentalizar suas dores, contraí-las no peito e solta-las em um grito, embaixo da água, sim, mas ainda um grito. Aqui você não será ouvida, você tem a si mesma e tem a água, qualquer palavra dita não será propagada para além de si mesma, por um instante tudo poderá ser solto no esquecimento, um grito submerso para a eternidade, e quando você emergir, ele já não será.

 

Serviço

O quê: Exposição Fotográfica “Grito”

Quando: 10/02 a 13/03/2023

Horário: 7h30 às 21h30

Onde: Galeria de Arte Elson Renato dos Santos – CIC Navegantes

Realização: Denis Zubieta / Fundação Cultural de Navegantes

Início

10/02/2023 07:30:00

Término

13/03/2023 21:30:00

Local

Galeria de Arte Elson Renato dos Santos - CIC Navegantes (Rua Maria Leonor da Cunha, 432, Centro)
Voltar e ver outros eventos

Aguarde