Escola da Volta Grande realiza projeto de horta escolar comunitária

16/04/2018 - 17:07h

Um projeto de sustentabilidade está envolvendo a Escola Municipal Izilda Reiser Mafra e a comunidade no bairro Volta Grande. Os estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental estão desenvolvendo o projeto da horta escolar comunitária.

Com recursos do MEC, apoio da empresa Huisman e Acquaplan, pessoas da comunidade, alunos e professores, a horta está sendo desenvolvida, proporcionando aos estudantes o aprendizado na prática, de como preparar o solo, fazer o plantio e a colheita dos alimentos. As atividades acontecem tanto no contraturno escolar quanto no horário normal de aula.

O professor responsável pelo projeto, Eriberto Honorato Nunes, explica que as crianças adoram participar do projeto e um momento de muita satisfação é quando eles consomem o que plantaram, ou levam para casa para mostrar aos pais o resultado do seu trabalho. “Além dos legumes, verduras, temperos e plantas medicinais, vamos iniciar também a plantação de um pomar”, conta o professor.

Já a diretora Analice Dias, fala da importância da sustentabilidade, que é um tema bem debatido em diversas unidades de ensino. A escola está construindo uma estrutura para colocar uma caixa d´água de cinco mil litros, para captar água da chuva através das calhas, com objetivo de irrigar a plantação. Além disso, os alunos trazem de casa cascas de frutas e verduras para fazer a compostagem, que vai servir de adubo orgânico para as plantas e o esterco usado nos canteiros é doado por uma vizinha da escola.

“Acredito que o sucesso desse projeto se dá devido a importante parceria entre a escola, a comunidade e as empresas parceiras. Quando a comunidade, a família e a escola caminham juntas, o resultado é sempre favorável e quem ganha são os alunos”, finaliza.

 

­­­Texto: Maila Santos SC 01773/JP

Secretária de Comunicação: Maria Flor

Download das fotos em alta resolução

Aguarde