Prefeito fala sobre resultado de sua ida a Brasília

12/07/2018 - 23:48h

O prefeito de Navegantes, Emílio Vieira, em Brasília desde a última terça-feira (10) na presença de seus secretários municipais, esteve em quatro importantes audiências, com o Ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Valter Casimiro, com o diretor da Secretaria Nacional dos Portos, Rossano Reolon, com o chefe de gabinete da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Daniel Quintans, e com o secretário nacional de defesa civil, Renato Newton Ramlow,

Cessão de uso de terreno para construção de creche

A primeira audiência contou com a presença dos deputados federais Jorginho Mello e Carmem Zanoto. A pauta foi sobre a cessão de uso da área ao lado do Sinergia. O Município obteve a cessão da Secretaria de Patrimônio da União no dia 05 de junho, mas a Secretaria dos Portos de Itajaí, até então tinha a posse da área, está tentando cancelar. Os técnicos da SPU concederam a área para Navegantes com base em um documento da Superintendência do Porto de Itajaí que devolve o imóvel por falta de interesse.

Conforme o prefeito, o Município solicitou a utilização da área para diversos projetos, no entanto, a SPU concedeu exclusivamente para a construção de uma creche para atender a educação infantil, de 0 a 5 anos. O prefeito falou que essa foi a condição, por isso não abre mão do espaço. “Nosso pedido ao Ministro foi para manter a cessão, cujo objetivo é a construção de uma super creche para atender as famílias do Bairro São Pedro e outras comunidades”, enfatizou o prefeito.

Continuidade das obras da BR 470

Outro assunto tratado com o Ministro Casimiro foi a necessidade da continuidade das obras da rodovia BR 470. O prefeito insistiu que a interrupção dessa obra traria prejuízos à toda região. O ministro então garantiu que as obras não irão parar ao longo deste ano.

Desapropriação das áreas do aeroporto

Também foi colocada em pauta a desapropriação das áreas para a ampliação do aeroporto de Navegantes. O Prefeito declarou a importância dessas desapropriações para a ampliação do sítio aeroportuário e a situação das famílias que aguardam esse pagamento há anos. O Ministro declarou que depende da situação orçamentária e que, no momento, não há recursos.

Na segunda audiência, na Secretaria Nacional dos Portos, com o diretor Rossano Reolon, também foi tratada a cessão de uso para a construção da super creche no bairro São Pedro. “O diretor, com sua experiência, sinalizou favorável ao município de Navegantes e se propôs em analisar todos os documentos  entregues por nós”, explicou.

E na terceira audiência, na Secretaria Nacional de Segurança Pública, foi apresentado o projeto das Câmeras Populares, projeto pioneiro em Santa Catarina que está sendo desenvolvido no município de Navegantes. Na ocasião, o secretário de segurança de Navegantes, Johnny Coelho, solicitou recursos para o a ampliação desse projeto que está em fase experimental. Também foi solicitado capacitação e qualificação para os guardas municipais de Navegantes, o que foi sinalizado positivamente pelo chefe de gabinete.

Na quarta audiência, o prefeito conversou com o secretário nacional de defesa civil, Renato Newton Ramlow,  sobre um futuro pleito para uma nova ponte entre Navegantes e Penha. Além de outros projetos inerentes a defesa civil do município.

Visita aos Parlamentares

Em Brasília, o prefeito ainda visitou os gabinetes dos senadores Dalírio Beber e Paulo Bauer, além dos deputados federais Marco Tebaldi e Jorginho Mello, para agradecer o apoio recebido por meio de emedas parlamentares destinadas a Navegantes e pedir auxílio nos assuntos pendentes em alguns ministérios.