Navegantes contará com sistema integrado para licenciamento ambiental

21/09/2018 - 16:40h

Uma ótima notícia para Navegantes. O município foi contemplado com o Sistema de Informações Ambientais – SinFAT, do Instituto Catarinense do Meio Ambiente (IMA). O anúncio foi pauta da 3ª Reunião Ordinária do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Meio Ambiente – Cegema, realizada quinta-feira, 20, na sede da Federação Catarinense de Municípios – Fecam, em Florianópolis.

Na próxima quinta-feira (27), os técnicos da Fundação do Meio ambiente de Navegantes estarão recebendo um treinamento para a implantação do sistema, que irá permitir, de uma forma mais ágil e transparente, que o município gerencie os pedidos de licenciamento ambiental de seus empreendedores. Entre as atividades disponíveis estão a elaboração de pareceres técnicos, visualização de relatórios de vistoria, bem como emissão ou indeferimento de licenças.

Conforme a superintendente da FUMAN e presidente do Cegema, bióloga Cláudia Angioletti Gabriel, o sistema, desenvolvido pelo IMA, em parceria com a CIGA, FECAM, EGEM, e MPSC, foi sua última ação à frente do Colegiado Estadual e representou uma grande conquista, não apenas para Navegantes, mas para todos os municípios catarinenses. “A implantação do sistema irá agilizar muito o processo de licenciamento ambiental nos municípios, já que as empresas poderão fazer tudo pelo sistema, sem precisar se deslocar até o órgão ambiental em sua cidade. Além disso, a informatização também gerará um ganho ambiental pela troca dos processos físicos por processos 100% digitais”, explicou.

Texto: Louise Benassi - SC 002880/JP