Nutricionistas destacam a importância da alimentação saudável nas escolas

08/10/2018 - 14:54h

No dia 21 de outubro será comemorado o Dia Nacional da Alimentação na Escola. Para marcar a data e destacar, ainda mais, a importância de se consumir alimentos saudáveis, as unidades escolares do município, juntamente com as nutricionistas, estão divulgando informações sobre o tema. Durante o mês de outubro, no hall de entrada na Prefeitura, estarão expostas informações sobre a alimentação escolar no município de Navegantes.

Conforme as nutricionistas, no ano de 2018 a alimentação escolar do município teve diversas alterações no cardápio, com a introdução de alimentos mais saudáveis e nutritivos, dentre os quais podemos destacar:

- Substituição do óleo de soja pelo de girassol;

- Inclusão da farinha de trigo integral e açúcar mascavo para bolos e pães;

- Inclusão do filé de tilápia (Agricultura Familiar);

- Fórmulas infantis para menores de um ano em substituição ao leite de vaca;

- Retirada dos engrossantes (farinha láctea e mingau multicereais);

- Substituição do acém moído por patinho, lombo suíno posta por pernil suíno em cubos, patinho em postas por patinho em iscas;

- Alimentos orgânicos como: doces de banana e de goiaba, suco de maçã e laranja;

- Inclusão de manjericão, alecrim, louro, biscoitos integrais e trigo para quibe;

- Substituição do macarrão letrinhas por macarrão tipo conchinha.

De acordo com a Secretaria da Educação, a alteração no tipo de corte das carnes teve por objetivo reduzir a manipulação, a contaminação e tornar o preparo das refeições mais prático. Foram incluídos novos temperos para dar mais sabor às preparações, reduzindo assim a necessidade do sal. “A inclusão de produtos orgânicos na alimentação escolar, além de estar prevista em lei, é mais saudável”.

Também foram inclusas novas receitas de pães e bolos integrais este ano. Outra novidade foi a inclusão do quibe de forno com legumes no cardápio, que teve boa aceitação pela maioria dos alunos. “A alimentação escolar exerce uma função essencial na formação de hábitos saudáveis e no desenvolvimento biopsicossocial do aluno”, observam.

Elas destacam que o Ministério da Saúde, em seu manual operacional para profissionais de saúde e educação, reforça que a escola é um ambiente propício para a propagação de saúde, autonomia, autoestima, comportamentos e habilidades para os alunos e a comunidade escolar; é o espaço ideal para propagar a formação de hábitos alimentares saudáveis e à construção da cidadania (BRASIL, 2008).

Download das fotos em alta resolução

Aguarde