Saúde intensifica o combate ao escorpião amarelo

12/12/2018 - 16:05h

A Secretaria de Saúde de Navegantes, através da Vigilância Ambiental, segue intensificando os trabalhos de captura do escorpião amarelo no bairro Machados, onde existem registros do aparecimento do aracnídeo.

Na terça-feira, 11, a equipe esteve na Rua Dalerio Gazaniga e realizou a captura em um prédio em construção e uma plantação de cana. Os proprietários já foram informados e estão tomando as providências necessárias para evitar a proliferação do escorpião.

O diretor do setor, Eduardo Leal, explica que a equipe pode ser acionada também para atendimento em toda a cidade. Ele alerta que ao encontrar escorpião no quintal de casa, a recomendação é procurar a Vigilância Ambiental no telefone 3185 2371 ou no prédio anexo ao Posto de Saúde Central – setor responsável pela prevenção de acidentes, inspeção e capturas.

Eduardo Leal pontua ainda que o perigoso escorpião amarelo (Tityus serrulatus) procura alimento à noite e utiliza-se do ferrão venenoso para defesa. “Esses animais não aparecem durante o dia, eles saem das tocas a noite, por isso, a necessidade do uso da lanterna ultravioleta para a captura”, esclarece o diretor.

Ele orienta que a população deve evitar deixar entulhos e lixos no quintal e ficar atenta em muros sem reboco, madeiras empilhadas, ralos, enfim, locais escuros e úmidos.

No caso de a pessoa ser picada, deve imediatamente procurar o Hospital de Navegantes para receber o soro antiescorpiônico, utilizado para combater o veneno do escorpião amarelo.

 

Texto: Maila Santos SC 01773/JP

Secretária de Comunicação: Maria Flor

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde