Atendimento segue normalizado no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes

26/12/2018 - 15:00h

O prefeito de Navegantes Emílio Vieira e a secretária municipal de Saúde Marlusa Trevisan, estiveram na manhã desta quarta-feira (26), acompanhando os trabalhos da nova empresa que assumiu a administração do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. Desde o último sábado (22), a empresa Rede Beneficência Cristã (REDEH) vem administrando o hospital do município em caráter emergencial, pelo período de 180 dias, substituindo o Instituto de Saúde e Educação Vida – ISEV, que não vinha cumprindo suas obrigações e teve o contrato cancelado.

Conforme o presidente da nova administradora (REDEH), Rogério Abreu, o atendimento no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes está totalmente normalizado, inclusive com a equipe médica ampliada e novos equipamentos sendo colocados à disposição da população. A empresa também optou por manter a mesma equipe clínica e funcionários que já atuam no local e na segunda-feira (24), foi realizada uma reunião na Prefeitura, para assegurar os direitos trabalhistas que não vinham sendo cumpridos pela antiga administradora. Na ocasião, o município se comprometeu a assumir e pagar todos os encargos e salários pendentes.

Mais médicos e equipamentos

Desde que assumiu, a empresa aumentou de dois para três o número de médicos clínicos gerais atendendo 24 horas e reforçou a equipe com um médico pediatra 24 horas; um obstetra 24 horas; um médico internista 24 horas, além de anestesista, ortopedista e cirurgião geral de sobreaviso.

Diversos equipamentos também já estão à disposição dos pacientes, como na maternidade, que recebeu incubadora, cama de parto, cardiotopógrafo, carrinho de emergência, escadinhas, suportes de soro, oximêtros, eletrocautério, eletrocardiograma, DEA e ainda esta semana está para chegar um aparelho de Raio X portátil, otoscópio e aparelho de ultrassonografia. Já em janeiro chegam outros equipamentos como cadeiras de rodas, poltronas, macas, colchões, móveis e um aparelho de Raio X digitalizado. Para o início do ano também serão retomadas as cirurgias ortopédicas e cirurgias gerais.

Comissão de acompanhamento e gestão compartilhada

Conforme o prefeito Emílio Vieira, em pouco tempo já nota-se a melhoria no atendimento e o comprometimento de toda a equipe técnica e clínica, para garantir um atendimento mais humanizado e eficiente a quem procura o hospital. “Tivemos que tomar esta medida pensando na população, pois a antiga empresa já não vinha cumprindo suas obrigações, deixando faltar médico durante os plantões e utilizando equipamentos precários, sem realizar os investimentos necessários e previstos no contrato. Também recebia em dia da Prefeitura e não vinha quitando suas dívidas com fornecedores e atrasando salários dos funcionários. Vínhamos acompanhando e tudo indicava que a situação ia ficar ainda pior. Já esta instituição que assumiu de maneira emergencial, já fez grandes mudanças, tanto na questão de melhoria do atendimento, como na aquisição de importantes equipamentos. Quem chega no hospital para ser atendido já nota a diferença. Vamos manter uma comissão de acompanhamento neste período emergencial e no novo contrato faremos uma gestão compartilhada com a empresa que vencer a licitação”, enfatiza.

Outra boa notícia dada pelo prefeito é sobre as cirurgias eletivas, que a partir da segunda quinzena de janeiro serão ampliadas no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. “Vamos mobilizar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e o setor de Regulação para realizar uma triagem agendar os pacientes mais urgentes para a cirurgia. Vamos realiza em nosso hospital cirurgias de hérnia, vesícula, cirurgias proctológicas, ginecológicas, urológicas e ortopédicas de média complexidade. Pretendemos zerar, ou pelo menos diminuir consideravelmente, o tempo de espera por estes tipos de procedimentos”, garante o prefeito.

Sobre o contrato emergencial:

A nova empresa foi contratada através de Dispensa de Licitação, onde três empresas apresentaram propostas, sendo a Rede Beneficência Cristã a vencedora por apresentar um menor orçamento, no valor de 900 mil reais mensais e capacidade técnica para assumir imediatamente a administração do Hospital, sem comprometer o atendimento à população.

Agora, conforme a Legislação vigente, o município de Navegantes terá o prazo de até 180 dias para elaborar e realizar um novo Processo Licitatório, que vai definir a empresa que vai assumir a administração do Hospital Nossa Senhora dos Navegantes.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP