DABA resgata 13 cães após denúncia de maus tratos

20/08/2019 - 20:46h

O DABA - Departamento de Assistência e Bem Estar Animal de Navegantes, com o auxílio da Polícia Militar, resgatou nesta terça-feira (20), 13 cães que eram mantidos presos e sem condições de higiene em uma residência localizada no bairro Gravatá.

Conforme o coordenador do DABA, Eliezer Pedrozo, as denúncias foram feitas por vizinhos, que reclamaram do mau cheiro e da quantidade exagerada de latidos que vinham do imóvel, localizado na Rua Jornalista Abdon Fóes. A PM acompanhou a ação e teve que arrombar a entrada da residência para chegar até os animais, que estavam em meio a muita sujeira e fezes, sem quaisquer condições mínimas de higiene. Havia água e comida no ambiente, mas ninguém foi localizado.

Os animais, cinco filhotes e oito adultos, foram encaminhados para a sede do departamento, onde vão receber avaliação clínica, higienização e em breve serão castrados, vacinados e colocados para adoção.

“Um boletim de ocorrência por maus tratos de animais foi realizado junto a Polícia Militar, mas até o momento nenhum responsável foi identificado. Vamos pegar o endereço do imóvel junto ao setor de IPTU da Prefeitura e tentar identificar e notificar o proprietário. Maus tratos é crime e cabe multa e até detenção de quem pratica”, enfatiza o coordenador do DABA.

Vale ressaltar, que o DABA não é um canil municipal. No local é realizado um trabalho de esterilização dos cães e gatos que vivem nas ruas e dos animais da população de baixa renda.

Texto: Fernando C. de Souza – SC 00980 JP

Secretária de Comunicação Social: Jornalista Maila Santos