Galeria do paço municipal recebe exposição Pedra-Carne em dezembro

02/12/2021 - 15:39h

A partir do mês de dezembro, fica aberta ao público, na Galeria de Arte Joaquim Rodrigues, localizada no hall do paço municipal, a exposição "Pedra-Carne: uma narrativa sobre corpos ficcionais", da artista visual Meg Tomio Roussenq, com curadoria de Anna Moraes e Rafaela Maria Martins.

Neste trabalho, a artista apresenta obras que compõem a poética da "pedra-carne", partindo de um objeto, uma pedra em que Meg pinta em vermelho uma representação de carne, convidando o espectador a olhar atentamente e refletir sobre as transformações e ciclos vitais da existência. 

Na exposição, a pedra que se faz carne expõe aquilo do interior, transmutando em vida que pulsa e lateja, que vive e morre, completando um ciclo para, enfim, renascer. 

Para as curadoras do projeto, "Pedra-Carne" é a possibilidade de encontrar no minério bruto algo de humano e entendê-lo como potência de vida. Segundo Anna e Rafaela, "os trabalhos desta exposição apresentam uma ideia de pedra enquanto semente; da transformação da matéria ao florescer, compreendido menos como o encerramento de um ciclo, e mais como início e fim, concomitantemente".

O horário de funcionamento da Galeria de Arte Joaquim Rodrigues é das 13h às 19h, em dias úteis. Ela fica situada dentro da Prefeitura de Navegantes, localizada na Rua João Emílio, 100, no Centro. 

Mais sobre a artista

Meg Tomio Roussenq é uma artista visual natural de Rio do Sul (SC), graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC – Rio Grande do Sul, e especialista em pintura mural e afresco em Mezzolombardo, Itália. Possui mestrado em Poéticas Visuais na linha de processos de criação, pela PPGAV–UFRGS. 

Atua há 18 anos como professora de arte em todo o estado. Como artista, já fez mais de 36 exposições individuais e outras 70 coletivas, escreveu mais de 30 textos críticos para artistas de Santa Catarina, assim como criou, orientou e desenvolveu projetos expositivos nacionais e internacionais. Assinou também inúmeras curadorias no estado. Vive e trabalha em Florianópolis, e ministra o curso Pintura e seus Atravessamentos, no NaCasa.

Autor: Rodrigo Ramos

Download das fotos em alta resolução

Aguarde