Secretaria de Assistência Social divulga ações do Maio Laranja

10/05/2024 - 12:17h

A Secretaria de Assistência Social realiza, neste mês, uma programação com ações de conscientização ao Maio Laranja. A Campanha, que tem como base, o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes, teve a abertura oficial no município na manhã desta sexta-feira (10), no Centro Integrado de Cultura (CIC), com um Encontro da Rede de Proteção e Sistema de Garantia de Direitos.

A secretária da pasta, assistente social, Juliana Pinto, explica que esse é um trabalho realizado o ano inteiro, mas que, no mês de maio, as ações ganham um maior destaque, devido a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, no dia 18 de maio, dia do assassinato da menina Araceli foi assassinada, no ano de 1973, após ser abusada.

Em caso de suspeita de abuso infantil qualquer pessoa pode denunciar ligando para os seguintes canais:

Disque Direitos Humanos: 100

Conselho Tutelar: (47) 3185 2010

CREAS: (47) 3185 2012

Você sabe o que é Maio Laranja?

Em 18 de Maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

Surge então a Campanha Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

FAÇA BONITO, PROTEJA NOSSAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Programação das Ações do Maio Laranja

Dia: 10/05 - 09h - Abertura das Ações "Maio Laranja" com um Encontro da Rede de Proteção e Sistema de Garantia de Direitos Local: CIC - Centro Integrado de Cultura

Dia: 14/05 - Peça Teatral com o tema: "O Maior Tesouro" que será realizada aos alunos das Escolas: CAIC Maria Ivone Muller e Rosa Maria Xavier, cada escola com seu horário agendado

Na semana do dia 13 a 24/5 - As Escolas Municipais foram convidadas a realizarem uma caminhada individualizada no seu bairro, para assim disseminarem ainda mais o Tema Maio Laranja.

Dia: 29/05 - 09h - Encontro geral em frente a Secretaria de Assistência Social para juntos realizarmos uma mobilização com panfletagem e orientações à população referente do tema.

Locais: Praça do Ferry Boat, Prefeitura e mediações Central.

Vista-se de Laranja e vamos juntos combater o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes!

Fotos: Samantha Silva

Autor: Maila Santos SC 01773/JP