Município realiza Caminhada em alusão ao Maio Laranja

16/05/2024 - 11:59h

Na manhã desta quinta-feira (16), alunos e professores de três Unidades Escolares, o CMEI Professora Diddymea Lazzaris de Oliveira, EM Professora Maria Ivone Muller dos Santos e CEM Professora Giovana Soares da Cunha, acompanhados de funcionários de diversas Secretarias, participaram de uma Caminhada alusiva ao Maio Laranja, pelas ruas do bairro São Paulo.

A ação é uma parceria entre as Secretarias de Educação, Assistência Social e Saúde, com o apoio da Navetran, dentro de uma programação com ações de conscientização tendo como como base, o combate ao abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes em todas as esferas.

A atividade acontecerá em outras escolas municipais e estaduais, com caminhadas pelos bairros, e no dia 29 de maio, haverá o encontro geral com uma grande movimentação em direção ao ferry-boat.

 

Você sabe o que é Maio Laranja?

 

Em 18 de Maio de 1973, uma menina de oito anos de idade, chamada Araceli, foi sequestrada, drogada, violentada sexualmente e assassinada, em Vitória (ES). No ano de 1991, os três réus acusados de matar a menina foram absolvidos e o crime permanece impune até hoje.

 

A partir da mobilização de entidades, houve a ideia de criar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual e Comercial de Crianças e Adolescentes. A data sugerida foi 18 de maio, dia do assassinato de Araceli que, em 2000, com a aprovação da Lei Federal 9.970/2000, tornou-se oficial em todo o território brasileiro.

 

Surge então a Campanha Faça Bonito - Proteja Nossas Crianças e Adolescentes, que tem como objetivo mostrar à sociedade que isso é compromisso coletivo, cuidar para que a população infanto-juvenil tenha uma vida plena e com a garantia do direito ao desenvolvimento sexual saudável, sem violência.

 

O símbolo da campanha é uma flor de cor laranja. Dentro deste contexto, o mês de maio ficou conhecido como Maio Laranja.

 

Autor: Maila Santos SC 01773/JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde