Navegantes atinge 63% da meta de vacinação contra gripe Influenza

15/05/2017 - 19:32h

A Secretaria Municipal da Saúde de Navegantes alerta que entre os grupos prioritários, a procura por vacinação para gestantes, crianças de 2 a 4 anos e professores está muito abaixo do esperado. Até agora, 63% da meta de imunização foi atingida. As doses da vacina são oferecidas na rede pública gratuitamente em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

“Muitas pessoas que têm direito à vacina pela rede pública não têm procurado as Unidades Básicas de Saúde. Os grupos prioritários são os idosos, trabalhadores de saúde, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres no período pós-parto, indígenas, funcionários de presídios e pessoas com doenças crônicas. Neste ano, também foram incluídos os professores,” afirma a enfermeira Helena Soares.

A vacina disponibilizada protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). A vacina é segura e considerada uma das medidas mais eficazes na prevenção de complicações em casos graves de gripe. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir até 45% o número de hospitalizações por pneumonias e também até 75% a mortalidade por complicações da influenza.

“Uma das estratégias que estaremos adotando será a vacinação nas escolas para atingir os professores. Pedimos que as pessoas tenham consciência e procurem a Unidade Básica, afinal não temos acesso a todo domicílio. A campanha de vacinação contra a gripe segue até o dia 26 de maio,” finaliza a enfermeira.

 

Texto: Vânia Voltolini - SC 01057JP

Download das fotos em alta resolução

Aguarde