Navegantes inicia vacinação contra Meningite C e HPV durante todo o mês de junho

31/05/2017 - 13:56h

Meninos e meninas devem ser vacinados contra a meningite C e HPV (Papiloma Vírus Humano). A novidade deste ano é que os meninos também serão vacinados contra o HPV, diferente dos anos anteriores que a vacinação era dirigida somente ao público feminino.

Para a vacinação contra o HPV deverão ser vacinadas as meninas na faixa-etária de 9 a 14 anos (este ano foi ampliada para 14 anos), e os meninos também deverão ser imunizados na faixa-etária de 12 a 13 anos. Já para a imunização da Meningite C – são para todos os adolescentes de 12 a 13 anos.

A enfermeira Helena Soares, orienta que a faixa-etária preconizada deve procurar as Unidades Básicas de Saúde, com a carteira de vacinação. “É muito importante a colaboração dos pais para que os filhos sejam protegidos. A preocupação de um calendário de vacinação em dia, deve se estender além da infância, já que a vacinação está sendo ampliada na adolescência. Vamos combater a Meningite C e o HPV nos prevenindo por meio das vacinas,” destacou a enfermeira.

A Secretária Adjunta, enfermeira Marluza Trevisan explica que a vacina distribuída no SUS é quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de HPV: o 6, o 11, o 16 e o 18. Dos tipos (o 6 e o 11) são considerados de baixo risco e estão relacionados com o aparecimento de 90% das verrugas genitais. Os outros dois (o 16 e o 18) são considerados de alto risco e estão relacionados com 70% dos casos de câncer. “Vamos vacinar as nossas crianças e adolescentes. Trata-se de uma atitude responsável de evitar a propagação do vírus. A vacinação é muito eficaz na proteção. Vamos nos prevenir para ter mais Saúde,” finaliza a Secretária adjunta.

 

Texto: Vânia Voltolini SC01057JP

Atendimento à imprensa: com Helena Soares, 999857071.

 

 

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde