Projeto “Saber Viver” realiza passeios para mais de mil idosos

11/10/2017 - 18:16h

A arte de envelhecer bem é saber e ter a oportunidade de socializar, de conquistar novas amizades e de conhecer novos lugares. É o que move o Projeto Saber Viver dos Grupos de Convivência de Navegantes, nas divertidas atividades externas durante as visitas em Joinville.

A coordenadora do Grupo de idosos, Gorete R. Anacleto, fala com emoção quando lembra do brilho no olhar de muitos idosos que já passaram dos 60 anos e não tiveram a oportunidade de visitar até mesmo as cidades próximas. “Pode até parecer ser uma iniciativa comum, mas para muitos dos idosos é algo muito especial. Têm idosos que estão conhecendo a cidade de Joinville pela primeira vez,” destaca.

Para a idosa Renata Gomes, que participa do Grupo de Convivência de São Domingos - Só Alegria, essa socialização é muito importante na vida do idoso. “O Saber Viver” nos permite sair da rotina, fazer algo diferente e agradável. Passear contribui muito para o nosso bem-estar,” afirma.

Há muito tempo os grupos participam deste projeto. Neste ano de 2017, três grupos já fizeram o passeio. “Até o final do ano todos os grupos da terceira idade vão participar dos passeios. Os idosos adoram passear.  Ao chegar na cidade visitamos os pontos turísticos e após o almoço, conhecemos outros grupos de idosos da cidade, que sempre nos recebem com uma programação especial. É uma satisfação ver a alegria dos nossos idosos”, afirma a coordenadora Gorete R. Anacleto.

O secretário da Assistência Social, Juliano de Maria, explica que somando todos os integrantes dos grupos, mais de mil idosos são contemplados com o passeio. “Diante do bem estar que o projeto vem proporcionando na vida do idoso, vamos aprimorar com novos roteiros e entretenimentos, afinal a terceira idade merece todo o nosso apoio e reconhecimento – uma forma de agradecimento por toda a contribuição de uma vida pautada no trabalho que ajudou a construir a sociedade que vivemos. Chegou a hora deles serem recompensados por meio da nossa atenção e proteção,” finaliza.

Texto: Vânia Voltolini – SC 01057 JP