Dezembro Laranja: Centro Especializado de Saúde promove palestras sobre a prevenção do câncer de pele

29/11/2017 - 13:58h

Após as campanhas de prevenção do Outubro Rosa, Novembro Azul é a vez do Dezembro Laranja que tem o objetivo com a chegada do verão de conscientizar a população sobre a necessidade do combate e prevenção do câncer de pele.

O Centro Especializado de Saúde promove palestras educativas para os alunos da rede municipal. A coordenadora do CES, Karen Raeder Galm, explica que a dermatologista, Dra. Giane Elis G. Pelegrini preparou uma palestra com informações e vídeos educativos sobre o tema. “É impressionante o interesse e a participação das crianças durante as palestras. A didática adotada pela dermatologista atrai a atenção dos alunos que aprendem e levam a mensagem para a família sobre a importância da prevenção do câncer de pele”, afirma a coordenadora.

De acordo com a dermatologista, Giane Elis Pelegrini, a melhor forma de se prevenir desse tipo de câncer é o cuidado com a exposição ao sol. “Devemos usar sempre protetor solar no verão e também no inverno, mesmo se a pessoa não ficar exposta aos raios ultravioletas e evitar tomar sol entre as 10h às 16h, quando a incidência da radiação UV está mais forte,” explica a dermatologista.

A próxima palestra para os alunos da rede municipal de ensino está agendada para o dia 04 de dezembro, às 14h, no CIC – Centro Integrado de Cultura.

Segue, abaixo, algumas dicas de prevenção:

A proteção solar deve iniciar-se precocemente. A recomendação para uso de protetores solares se inicia na primeira infância. A criança não deve se expor diretamente ao sol sem a proteção de roupas, chapéu e protetor solar.

2- Utilizar sempre um filtro solar com fator de proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando-o pelo menos 20 minutos antes de se expor ao sol, reaplicando após mergulhar ou transpiração excessiva.

3- Utilize chapéus e barracas grossas, que bloqueiem ao máximo a passagem do sol. Mesmo assim use o filtro solar, pois parte da radiação ultravioleta reflete-se na areia atingindo a sua pele.

4- Evite o sol no período entre 10h às 16h

5- Procure um dermatologista se existem manchas na pele que estão se modificando, formam "cascas" na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.

6- Faça uma visita anual ao dermatologista para avaliação de sua pele e tratamento de eventuais lesões pré-cancerosas.

Texto: Vânia Voltolini – SC 01057 SC

Secretária de Comunicação: Maria Flor