Prefeito de Navegantes em exercício participa de posse do novo comandante geral da PMSC

22/02/2018 - 16:41h

O prefeito de Navegantes em exercício, Donizete José da Silva e o secretário de Segurança Pública do município, Johnny Coelho, participaram na manhã desta quinta-feira, 22, em Florianópolis, da solenidade de passagem do Comando-Geral da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC). Na ocasião, o coronel Paulo Henrique Hemm entregou o comando da instituição ao coronel Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, que exercia a função de subcomandante-geral da PMSC.

Com a posse, o coronel Araújo Gomes, de 51 anos, recebeu a missão de orquestrar a instituição na nova composição da Segurança Pública. Com perfil operacional e técnico, ele completa 31 anos de serviço neste ano, com vasto conhecimento e entusiasmado com os novos desafios.

Em sua trajetória profissional, na PMSC, o coronel exerceu como principais funções, enquanto oficial superior, a chefia da PM-6, no Estado-Maior-Geral, o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar (BPM), em Florianópolis, o comando da 11ª Região de Polícia Militar (RPM), responsável pela Grande Florianópolis, e o subcomando-geral da corporação.

Atuou também em Joinville, onde comandou o Pelotão de Polícia de Choque e criou o Pelotão de Paramédicos. Em sua passagem pelo Corpo de Bombeiros, quando este ainda pertencia à PMSC, também coordenou programas na área de atendimento pré-hospitalar, resgate veicular e combate a incêndio.

Na Defesa Civil Estadual foi gerente de resposta a desastres e no Estado-Maior-Geral, órgão colegiado de assessoria ao Comando Geral da PMSC, foi chefe da terceira seção, responsável pela doutrina e operações policiais.

Araújo Gomes também desempenhou missões do Governo Federal, no Rio de Janeiro e Pará (missões do Ministério da Justiça) e na Serra Fluminense (missões do Ministério da Integração Nacional).

Com formação na área de desastres, emergências e segurança pública em diversos países como EUA, Colômbia, Argentina e Chile, ele também participou da Comitiva Brasileira que definiu a Estratégia Internacional de Redução de Desastres (Marco de Hyogo), no Fórum Mundial da ONU, no Japão. Além disso, o coronel Araújo Gomes também atua como pesquisador no Centro Universitário de Estudos Sobre Desastres, da UFSC, onde já produziu diversos materiais de referência, para a gestão de desastres, utilizados em nível nacional.

Novo subcomandante-geral

O coronel Cláudio Roberto Koglin, que foi declarado aspirante-à-oficial em 27 de novembro de 1986 e promovido à coronel em 31 de janeiro de 2015, assumiu a nova função de subcomandante-geral.

Em sua trajetória profissional, o novo subcomandante da PM exerceu como principais funções, enquanto oficial superior, o comando do 12º BPM, em Balneário Camboriú, o comando do 10º BPM, em Blumenau, foi chefe do Estado-Maior da 3ª RPM, em Balneário Camboriú, e, posteriormente, também assumiu o comando daquela região.