Navegantes efetiva implantação do Serviço de Abordagem Social

21/03/2018 - 11:50h

Uma missão: diminuir o número de pessoas em situação de rua. Para atingir esse objetivo, o município efetivou a implantação do Serviço de Abordagem Social, chamando pelo concurso público uma assistente social e um orientador social para executar exclusivamente esse serviço. Foi elaborado um Plano de Ação Integrada com outras Secretarias Municipais e Órgãos Públicos.

A Diretora de Proteção Social Especial, Fernanda Nascimento, explica que a abordagem social é um serviço realizado pela Secretaria de Assistência Social, por meio do CREAS – Centro de Referência Especializado. O serviço oportuniza a saída das pessoas em situação de rua e possibilita condições de acesso a rede de serviços e benefícios socioassistenciais.

A abordagem acontece nos períodos matutino, vespertino e noturno nos locais identificados como pontos estratégicos. Os indivíduos são atendidos em suas necessidades em que são realizados os encaminhamentos necessários de proteção social.

“ Um dos avanços ao trabalho oferecido no serviço de abordagem social foi a contratação da equipe exclusiva e a disponibilidade de um automóvel exclusivo. Este ano podemos relatar vários casos de pessoas que deixaram de viver em situação de rua e atualmente estão trabalhando, já alguns deles retornaram à cidade de origem para estar com a família. As parcerias com outras políticas públicas, secretarias e órgãos públicos também contribuíram nestes avanços, firmado após a construção de um plano de trabalho pela equipe de abordagem social,” destacou a Diretora.

De acordo com o Secretário da Assistência Social, Juliano de Maria, a maior dificuldade que esse serviço apresenta é a própria adesão do usuário, mesmo com toda a oferta de serviços, muitos deles resistem sair dessa situação, preferindo viver na atual condição de uma vida não regrada. “A Secretaria da Assistência Social tem desenvolvido várias ações que tem por finalidade construir um Plano de Ação com a pessoa em situação de rua, no intuito de retirá-la da condição em que se encontra,” esclarece o secretário.

• Saiba mais sobre as ações desenvolvidas no Serviço de Abordagem Social
  • - Triagem social e escuta qualificada, identificando as condições de vida e as estratégias de sobrevivência;
  • - Palestras, grupos de acolhida e distribuição de informativos;
  • - Concessão de benefícios eventuais;
  • - Orientação sobre o acesso aos direitos sociais;
  • - Reuniões com a equipe de referência dos serviços disponíveis pela rede intersetorial;
  • - Oficinas socioeducativas com os usuários por meio de rodas de conversa e outras ações;
  • - Contato com a família e encaminhamento para o retorno à cidade de origem;
  • - Encaminhamento para os serviços de Saúde.

Texto: Vânia Voltolini SC 01057 JP