Saúde realiza treinamento para marcar o Dia Mundial de combate à tuberculose

22/03/2018 - 18:51h

Intensificar a busca ao paciente sintomático respiratório, diagnosticar a doença, enfatizando um trabalho de prevenção foram os principais temas abordados durante a  palestra e treinamento do médico infectologista Pablo Sebastian para com os profissionais da saúde (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem).

O médico infectologista, Pablo Sebastian explicou que a tuberculose é transmitida pelo Mycobacterium tuberculosis, o bacilo de Koch e que dados internacionais apontam que pelo menos 30% da população mundial estejam infectados, embora nem todos venham a desenvolver a doença.

“ Tosse por mais de duas semanas, produção de catarro, febre, sudorese, cansaço, dor no peito, falta de apetite e emagrecimento são os principais sintomas da tuberculose. Nos casos mais avançados, pode aparecer escarro com sangue. Pessoas com esses sintomas associados ou isoladamente devem procurar uma Unidade Básica de Saúde o mais rápido possível, pois o tratamento no CETA – Centro de Testagem e Aconselhamento é gratuito e deve ser iniciado imediatamente”, destacou o médico infectologista.

A enfermeira do CETA (Treino de Testagem e Aconselhamento), Helena Soares, fala da importância desta capacitação para os profissionais se atualizarem, considerando que o tema abordado é complexo e dinâmico. “É importante que os profissionais da saúde estejam atentos para orientar os pacientes em caso de suspeita da doença, prestando o atendimento necessário e o encaminhamento para o Centro Epidemiológico de Testagem e Aconselhamento (CETA)", conclui.

 

 

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde