Profissionais da Saúde e Assistência Social participam de palestra sobre erradicação do trabalho infantil

23/03/2018 - 13:49h

“Vim de família pobre, por isso, acredito nas políticas sociais, caso contrário eu não estaria aqui com certeza. Sou testemunha das transformações das políticas públicas ao longo do tempo”, disse o palestrante que conduziu a capacitação sobre as ações estratégicas para prevenção e erradicação do trabalho infantil,  Dr. André Viana Custódio,  autor de vários livros sobre trabalho infantil, Pós-Doutor em Direito pela Universidade de Sevilha/Espanha (2012), Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006), Mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), Graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999), Professor Permanente dos Programas de Mestrado e Doutorado em Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul, Coordenador do Grupo de Estudos em Direitos Humanos de Crianças, Adolescentes e Jovens e Pesquisador do Grupo Políticas Públicas de Inclusão Social (UNISC).

Participaram da capacitação os profissionais da Rede Municipal de Saúde e da Secretaria da Assistência Social, assistentes sociais, psicólogos, pedagoga, orientadores sociais, coordenadores do abrigo, CREAS, CRAS, Conselho Tutelar e demais profissionais das áreas de proteção básica e especial da criança e do adolescente.

O palestrante abordou sobre a importância de mudar a concepção dos profissionais e gestores sobre trabalho infantil, da mudança dimensional do processo de desenvolvimento da criança e do adolescente, da diversificação de experiências, dos acessos diferenciados, das desigualdades sociais do Brasil, do perfil das famílias brasileiras, dos mitos sobre o trabalho infantil e das causas econômicas, culturais e políticas responsáveis pelo trabalho infantil. No decorrer da palestra foi aprofundado o tema.

Para o Secretário da Assistência Social, Juliano de Maria, essa capacitação foi de fundamental importância, reunindo as principais Secretarias Municipais que atuam com a Criança e o Adolescente no intuito de sensibilizar os profissionais sobre o trabalho infantil. “ Trouxemos um dos melhores profissionais do Estado de Santa Catarina, Dr. André Viana Custódio, em que os seus livros e conhecimentos sobre o tema são referências para capacitar e indicar novas estratégias para prevenção e erradicação do trabalho infantil. Temos a certeza que as nossas equipes estarão melhor preparadas e capacitadas para este enfrentamento, ” destacou o secretário.

Texto: Vânia Voltolini SC 01057 JP