Secretaria da Saúde entrega moderno equipamento para o hospital

11/05/2018 - 18:51h

A Secretaria da Saúde realizou, nesta sexta-feira (11), no Auditório do Paço Municipal, a entrega de um importante e moderno aparelho para o Hospital Nossa Senhora dos Navegantes. A solenidade de entrega contou com a presença do prefeito Emílio Vieira, do deputado estadual Leonel Pavan, do presidente da Câmara de Vereadores Alício Ricobom Filho, do secretário da saúde Alcídio Reis Pera, do diretor-administrativo do hospital Francisco Paiva, entre outras autoridades municipais e comunidade.

Conforme o prefeito Emílio Vieira, a aquisição do equipamento para o Hospital de Navegantes representa um grande ganho para o município, por se tratar de um Raio-X de ponta, sendo o mais moderno na área, por ser o método menos invasivo para os pacientes nas cirurgias.

Sobre o equipamento

O equipamento, chamado de Arco Cirúrgico, é um aparelho de Raio-X no qual é possível produzir imagens em tempo real, através de geração de imagens digitais. O investimento foi realizado por meio de convênio, sendo R$ 160 mil do Governo do Estado e R$ 55 mil de contrapartida do Município.

O Arco Cirúrgico foi instalado, na última quarta-feira (02), no Hospital de Navegantes e o treinamento com a equipe de radiologia aconteceu na quinta-feira (03). Por meio deste equipamento é possível a elaboração de diagnósticos por imagem instantânea, sendo a solução mais eficaz atualmente nos centros cirúrgicos, por apresentar qualidade das imagens com baixa dose de radiação.

O Arco Cirúrgico representa um grande avanço no atendimento aos pacientes do Hospital de Navegantes, já que somente em 2017 foram realizadas 688 cirurgias eletivas. O novo aparelho auxiliará nas cirurgias gerais, como urologia, ortopedia, vasculares, implante de marca-passo, entre outros procedimentos.

Texto: Louise Benassi - SC 002880/JP