Diversas atividades marcam a “Semana do Meio Ambiente” em Navegantes

23/05/2018 - 20:27h

Entre os dias 04 e 09 de junho, Navegantes estará realizando a Semana do Meio Ambiente, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05 de junho). Serão realizadas diversas ações, como distribuição de mudas nativas, recebimento de óleo de cozinha usado, coleta de eletroeletrônicos, entre muito mais.

A Semana do Meio Ambiente inicia no dia 4 (segunda-feira), com o Lançamento da Segunda Etapa do projeto Plante Navega – Faça a Diferença. A FUMAN e seus parceiros estarão iniciando a arborização de escolas, áreas públicas e residências. A primeira muda será plantada na E.M. Prof. Vilna Corrêa Preti, escola vencedora na escolha da árvore símbolo do município, a quaresmeira.

Também no dia 4, a equipe técnica da FUMAN realizará palestra na Faculdade Sinergia, para a turma do 6º período de Pedagogia da Professora Silvana Tomazoni de Oliveira. A pauta é a importância da restinga na orla da praia de Navegantes. Já a Secretaria Municipal de Agricultura inicia a semana com a Implantação de Horta Orgânica, como ferramenta terapêutica, e Oficina Cores da Terra, no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS.

No dia 06 (quarta-feira), acontece a Campanha Recicle seu Óleo – O Meio Ambiente Agradece, para recebimento de óleo de cozinha usado. Também haverá distribuição de mudas nativas.

No dia 7 (quinta-feira), recebimento de eletroeletrônicos, também ao lado do Paço. A FUMAN pede a colaboração de toda a população em aderir a campanha, para que esses resíduos possam ter o destino correto ao invés de contaminarem o meio ambiente.

No dia 8 (sexta feira), apresentação do teatro João e o Pé de Feijão, no CMEI Prof. Katia Regina Gazaniga de Souza uma realização da empresa Recicla Ambiental, com enfoque na conscientização e reciclagem. Além disso, o prefeito Emílio Vieira assinará junto a ONU a adesão à Campanha Mares Limpos, juntamente com demais municípios da AMFRI. A solenidade acontecerá no Museu Oceanográfico da UNIVALI, em Piçarras.

Fechando a semana, no dia 9 (sábado), a FUMAN realizará palestra junto aos Bombeiros Voluntários Mirins de Navegantes, e plantio de uma muda de quaresmeira. Já os Escoteiros do Mar de Navegantes estarão realizando a 28ª Edição do MUTECO - Mutirão de Ecologia, na E.M. Prof. Neusa Maria Rebello Vieira.

A Semana do Meio Ambiente é uma realização da Prefeitura de Navegantes, FUMAN, Secretaria de Agricultura, Secretaria da Educação, Grupo de Trabalho de Educação Ambiental de Navegantes – GTEAN, Portonave, Lear, Recicla Ambiental, Bombeiros Voluntários Mirins e Escoteiros do Mar de Navegantes.

• CALENDÁRIO SEMANA DO MEIO AMBIENTE DE NAVEGANTES 2018
  • Segunda – 04/06
  • - Lançamento da Segunda Etapa do Projeto Plante Navega – Faça a Diferença – Arborização – Plantio de um exemplar da espécie vencedora Quaresmeira (Tibouchina granulosa) na Escola Municipal Professora Vilna Corrêa Preti,  vencedora do concurso.
  • Instituição: FUMAN
  • Local: Rua José Toledo dos Santos nº. 30, Bairro São Domingos.
  •
  • - Palestra abordando o tema: FUMAN e a Importância da Recuperação da Restinga da Orla de Navegantes.
  • Instituição: FUMAN e Sinergia.
  • Local: Sinergia Sistema de Ensino
  • Horário: 19h30min.
  •
  • - Implantação Horta Orgânica como ferramenta terapêutica e Oficina Cores da Terra (Fabricação de tintas com uso da terra).
  • Instituição: Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Pesca.
  • Local: Centro de Atenção Psicossocial de Navegantes – CAPS Rua Ver. Gildo Batista – Centro.
  • Horário: Ação a ser realizada ao longo da semana em horários variados.
  •
  • Terça - 05/06 - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (CANCELADO)
  • - Distribuição de mudas nativas da Mata Atlântica a população.
  • Instituições: FUMAN e PORTONAVE/SA.
  • Local: Rua João Emílio, 100, Centro, ao lado do Paço Municipal.
  • Horário: início às 8h30min até as 17hmin (horário de término não exato dependendo do estoque de mudas).
  • Quarta – 06/06
  •
  • - Campanha Recicle seu Óleo – O Meio Ambiente Agradece. Recebimento de óleo de cozinha usado.
  • Instituição: FUMAN.
  • Local: Rua João Emílio, nº100, Centro, ao lado do Paço Municipal.
  • Horário: das 8h30min às 17h00min.
  • Quinta – 07/06
  •
  • - Campanha Eletroeletrônicos em Reciclagem.
  • Recebimento de eletroeletrônicos.
  • Instituições: FUMAN e RECICLAVALE.
  • Local: Rua João Emílio, nº100, Centro, ao lado do Paço Municipal.
  • Horário: das 8h30min às 17h00min.
  • Sexta – 08/06
  • - Adesão do município de Navegantes a Campanha Mares Limpos da ONU – Brasil.
  • Solenidade de assinatura do termo de adesão pelo prefeito municipal.
  • Instituição: Prefeitura Municipal de Navegantes.
  • Local: Museu Oceanográfico da UNIVALI, Piçarras
  • Horário: 13h00min.
  •
  • - Apresentação de Teatro: João e o pé de feijão - Conscientização da importância da separação e destinação correta do lixo.
  • Instituição: Recicla Ambiental.
  • Local: CMEI Prof. Katia Regina Gazaniga de Souza, Bairro Escalvados.
  • Horário: 9h00min.
  • Sábado – 09/06
  • - Palestra abordando tema: Só depende de Nós - Atitudes para a Preservação Ambiental no município de Navegantes.
  • Instituição: FUMAN e Bombeiros Voluntários de Navegantes.
  • Local: Rua Ormar Gaya, nº100, Centro.
  • Horário: 8h30min.
  •
  • - 28ª Edição do MUTECO: Mutirão da Ecologia.
  • Instituição: Grupo dos Escoteiros do Mar de Navegantes - Escola Municipal Professora Neusa Maria Rebello Vieira
  • Local:  Rua: José Alcebiades Laurentino, nº 350, Centro.
  • Horário: 14h30min às 17h30min