CRAS 1 promove palestra e roda de conversa sobre o Setembro Amarelo

26/09/2018 - 18:18h

O Centro de Referência de Assistência Social -  CRAS 1, localizado no Bairro São Paulo, promoveu uma palestra para o 9º ano da Escola Municipal Professora Maria Ivone Müller sobre o Setembro Amarelo – Campanha Brasileira de Prevenção ao Suicídio. A psicóloga Maiara Campestrini ministrou a palestra e conduziu a roda de conversa.

Para a coordenadora do CRAS 1, Luana Cristina Fonseca, o diálogo sobre o suicídio com adolescentes e jovens é de fundamental importância, considerando que no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte de jovens.

“Foi um momento muito especial e a forma que foi conduzida a abordagem do tema permitiu trazer o assunto à tona de forma consciente e participativa. Foram muitos relatos, choro e abraços que traduziram numa mensagem de apoio: as pessoas que estão sofrendo - não estão sozinhas e existem meios de tratar a doença,” destacou a coordenadora do CRAS 1.

A psicóloga, Maiara Campestrini, mencionou sobre a importância do diálogo e dos cuidados com a Saúde Emocional. “ A palestra e a roda de conversa na Escola Maria Ivone possibilitaram muita descoberta, partilha e um novo recomeço na vida dos estudantes. As pessoas não entendem que quem tenta ou comete suicídio não tem intenção de acabar com a sua vida e sim com a dor que está vivenciando,”  enfatizou a psicóloga.

O Secretário da Assistência Social, Juliano de Maria, elogiou a iniciativa do CRAS 1 em promover essas palestras e rodas de conversa na escola. É um tema importantíssimo que deve ser falado e colocado na prioridade de serviços, dessa forma, podemos salvar vidas por meio da informação e do diálogo,” finalizou o secretário.

 

Vânia Voltolini SC 01057 JP

 

Download das fotos em alta resolução

Aguarde