Mais de 100 doses de vacina são aplicadas em animais no Porto das Balsas

01/10/2018 - 14:10h

O Departamento Municipal de Assistência e Bem-Estar Animal – DABA, vinculado à Secretaria da Saúde, realizou, na última sexta-feira (28) - Dia Mundial de luta contra a Raiva, a Campanha de Vacinação Animal na localidade de Porto das Balsas, no bairro Machados.  A data marca a importância de conscientizar as pessoas sobre a prevenção da doença, que pode ser transmitida para qualquer mamífero, inclusive o humano.

Conforme o coordenador do DABA, Eliezer Pedroso, foram aplicadas 105 doses de vacinas contra a raiva (17 em gatos e 88 em cães) e 18 vacinas Tríplice em felinos. A campanha contou com a parceria também dos veterinários da Secretaria de Agricultura.

Vale ressaltar que a próxima Campanha de Vacinação Animal irá acontecer no bairro Nossa a Senhora das Graças, no CAIC, das 9h às 11h30 e das 13h30 às 16h. Já no dia 18 de outubro, a campanha acontece na Meia Praia, em local a ser definido.

Treinamento para agentes da saúde

Na sexta-feira (28), também aconteceu um treinamento para os agentes comunitários de saúde do município, no Auditório do Paço Municipal. O treinamento foi realizado pela presidente da Associação Intermunicipal de Proteção Animal (AIPRA), Cristina Freitas, que abordou assuntos como maus tratos animal, as necessidades de Navegantes e as soluções para diminuir o sofrimento animal na região. O objetivo é que os agentes de saúde auxiliem na contagem de animais domésticos e de rua existentes no município. Conforme a presidente, Navegantes será a primeira cidade a ter um número aproximado de animais, para chegar a uma estatística mais precisa no controle de zoonoses.

Texto: Louise Benassi - SC 002880/JP